domingo, 31 de janeiro de 2010
Agradecimento
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Rio Grande e seu encanto
Nessa foto de um evento no município, Simone e eu estamos com o oceanólogo Lauro Barcellos, Diretor do Complexo de Museus da Universidade do Rio Grande (FURG) que abrange o Museu Oceanográfico, Museu Antártico, Eco-Museu da Ilha da Pólvora, Museu Náutico e também do CCMAR que é o centro de Meninos do Mar que faz um trabalho educativo, de capacitação e de integração com meninos carentes. Fiquei impressionada com o trabalho do Lauro frente ao Museu Oceanográfico que é bastante reconhecido pelas pesquisas que desenvolve e também pelo trabalho de salvamento de animais marinhos, quando acontece derramamento de petróleo ou outros óleos. A equipe da instituição costuma ser chamada pela Petrobrás e orgãos internacionais, também quando estes animais (pinguins, leões marinhos, etc) se perdem ou são agredidos por pescadores eles realizam todo um trabalho de recuperação para depois devolverem os animais ao mar.
Com o Oceanólogo Lauro Barcellos - Diretor do Museu Oceanográfico da Universidade do Rio Grande - e a Coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Simone Monteiro.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Cultura na pauta do Fórum Social Mundial
Global na Secretaria de Estado da Cultura
O ator global Reginaldo Faria, eu, meu amigo Beto Turquenitch e o Coordenador da LIC, Fábio Rosenfeld
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Lançamento Cavalgada do Mar
As Anitas que serão homenageadas nesta edição do evento.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Política e Fidelidade
Bom trabalho da Governadora
O PP está feliz com a possível vaga de vice numa chapa com a governadora Yeda Crusius (PSDB) para a reeleição. O deputado Vilson Covatti (PP) é um dos entusiastas da renovação da aliança PSDB-PP nas eleições de 2010: “eu vejo com bons olhos, é uma questão de lealdade”. Segundo o parlamentar progressista, a possibilidade de vitória se amplia com os resultados apresentados pela atual gestão. “Nós temos chance de ganhar pelo bom trabalho que a governadora está fazendo”, analisa Covatti. (Fonte:Jornal do Comércio - 22.11.2010 - Repórter de Brasília)
Fiquei muito gratificada ao ler a nota, pois minhas manifestações anteriores a respeito da lealdade certamente estão frutificando; tomara os demais integrantes do Partido reflitam a respeito. Congratulações ao Deputado Covatti.
domingo, 24 de janeiro de 2010
A Doce Martina
Domingo é dia de curtir a Martina.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Registro da minha visita a Santana do Livramento
Realizei um tour cultural que iniciou pela casa do General David Canabarro, importante personagem da Revolução Farroupilha, .
Museu David Canabarro. Secretário Municipal de Cultura, Maurico Del Fabro, eu, Teresinha, o Diretor do Centro Cultural David Canabarro, Ivo Jorggiony e Sérgio Pires.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Interiorizando em janeiro
Amanhã, às 9h30min, abro o Seminário de Capacitação da LIC que devido à excelente repercussão do ano passado, tem recebido inúmeras demandas e, até março, há 8 eventos previstos por todo o Estado.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Ah! Esse Fernando...
Fiquei imensamente feliz e gratificada ao ler a nota do jornalista Fernando Albrecht no Jornal do Comércio de hoje, que me referiu como a mais fiel escudeira da governadora: para mim, política se faz com lealdade.
Quando março chegar
Não há partido que esteja de braços cruzados para se definir quanto às eleições para governador. Seja em vôo solo ou em coligação. O deputado federal Cláudio Diaz (PSDB) vem conversando com todo mundo para obter apoios à candidatura Yeda Crusius e encontrou solo fértil na secretária Mônica Leal, da Cultura, do PP. Ela tem defendido apoio a Yeda, mas enfrenta fortes resistências. Definição em março. Mônica é a mais fiel escudeira da governadora.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Nossa Terra e Nossa Gente
Os tradicionalistas participam em grande número dos encontros que celebram a nossa cultura gaúcha.
domingo, 17 de janeiro de 2010
De volta à Capital
Almocei com a família e, às 16h, peguei a estrada de volta para Porto Alegre. Liguei o rádio na busca de notícias, mas que nada, só tinha futebol, coisa que me recuso a escutar, pois ninguém merece duas horas e meia de viagem com um comunicador aos gritos dizendo que fulano passou a bola para beltrano e agora gol...Com isso, abri a minha caixinha de CDs e coloquei “Elas Cantam Roberto Carlos”, que é uma belíssima gravação de mulheres cantoras famosas como Luiza e Zizi Possi, Alcione, Fafá de Belém, Celine Imbert, Daniela Mercury, Wanderléa, Rosemary, Fernanda Abreu, Marília Pêra, Paula Toller, Marina Lima, entre outras que cantam para ele e com ele. São muitas músicas lindas, mas tem uma que é a minha preferida: “Você não sabe” interpretada pela Hebe Camargo. Para quem não escutou ainda, eu recomendo que o faça o quanto antes, pois é um verdadeiro hino de sentimentos.
Cheguei em casa às 18h30min, e foi só o tempo de largar minhas coisas e seguir para a missa na Igreja São Manoel. Fiquei admirada com o sermão do padre, que foi inteligente e objetivo. Ele falou sobre essa catástrofe que aconteceu no Haiti. Conforme o padre, nós não devemos nos perguntar por que isso ocorreu e sim para quê? Serve como reflexão...
A semana será curta, porque viajo na quinta-feira para Livramento. É que vou abrir o Seminário de Capacitação da Lei de Incentivo à Cultura naquela cidade. Junto vai uma equipe da secretaria comandada pelo Coordenador do Sistema de Financiamento, o Fábio Rosenfeld. Volto no sábado e não vou para Torres nesse próximo final de semana. Não vale a pena, pois farei muita estrada, ida e volta são 14 horas, então ficarei sábado à noite e domingo em POA.
Ainda as fotos de Torres...
sábado, 16 de janeiro de 2010
Recordando o passado
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Pai perspicaz
Estou em Torres para passar o final de semana e assim que cheguei, fui imediatamente visitar os meus pais. Cruzei a varanda da casa velha, a passos apressados, rumo à casa nova. Estava com muita vontade de vê-los. É que me bateu uma saudade! Curioso isso porque, durante essa época do ano, eles sempre ficam na praia e eu na capital, e costumo vir só nos finais de semana. Penso que a explicação mais plausível para isso é que sentimento não se determina, se sente. Pousando a caneca sobre a perna direita, meu pai correu os olhos sobre mim, procurando constatar se tudo parecia estar bem. Mas ele, com sua perspicácia de pai e conhecimento de psicólogo, sabia que não podia confiar só nas aparências. Sorveu outro gole de café – excessivamente forte – e tornou a descansar a caneca sobre a perna, me dizendo: “Estás precisando falar, começa por me contar esses movimentos do PP com o PSB e PCdoB...”.
Conversamos por um longo tempo sobre tudo, mas especialmente sobre a lealdade profissional versus fidelidade partidária; saí de alma leve e fortificada.
Consolidei minhas ideias e, mais importante que isso, recebi o afago e a certeza de que “Ele” está ali, sempre pronto para acolher, me entender e me orientar.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Defendendo as minhas convicções
Decidi postar o referido artigo neste meu blog porque penso que aqueles que o acessam anseiam por uma explicação, já que eu não sei omitir e tampouco mentir. A minha conduta e a expressão de minhas idéias é sempre franca e leal, desimportando a repercussão disso.
Creio naquela regra de ouro que deveria balizar a conduta humana: não faço aos outros aquilo que não desejaria que me fizessem. Sou comprometida, nos mínimos detalhes, em todas as minhas ações pessoais e profissionais, não só por desejar ser cuidadosa e respeitosa para com todos, mas também porque tenho como marca indelével na minha formação, a idéia de lealdade, que forjou meu caráter. Lealdade e compartilhamento é uma qualidade essencial na relação humana e, por isso, defendo que o PP deveria ter iniciado tratativas com os líderes do PSDB, pois o Partido Progressista comanda quatro Secretarias estratégicas no Governo Yeda, com diretorias, assessorias e demais cargos e ainda, o próprio líder de Governo na Assembléia Legislativa é PP.
Penso que todas as avaliações estão baseadas em padrões, que para os diferentes indivíduos podem ser muito distintos. Para mim, é símbolo de sinceridade, e ao mesmo tempo, uma manifestação de coragem e independência ao apresentar um julgamento próprio e individual.
E foi o que eu fiz!