Em função do roteiro cultural que estou fazendo no interior, com mais um Seminário da LIC, em Ijuí e com a assinatura do ato de tombamento da Capela do Colégio Verzeri, em Santo Ângelo, além de outra viagem no final de semana que passou, estou sem conseguir escrever para o blog com as notícias “fresquinhas”. Então, com calma, irei postando as minhas impressões sobre as viagens e os significativos eventos e projetos culturais que conheci nos municípios onde tenho passado.
São Chico Mais Cultura
Estive presente no I Fórum Municipal de Cultura de São Francisco de Assis, que aconteceu dia 17, no Centro de Cultura e Eventos Franklin de Carvalho. Esse convite me foi feito durante a Rua da Cidadania em Santiago, em dezembro do ano passado – é incrível como nascem coisas importantes cada vez que eu vou à Santiago. Lá, com a equipe da cultura, trabalhando as nossas oficinas e apresentações, fui procurada pelo Herton Couceiro, Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Francisco de Assis, que muito educadamente, falou que acompanhava e admirava meu trabalho na cultura e pediu, com muito entusiasmo, a minha presença na iniciativa que o município estava organizando.
No início de 2010, já frente a uma extensa agenda que me esperava durante o verão, pois o RS tem muitas atividades culturais nesse período, e também frente a minha saída da Secretaria em final de março, sabia que muitos convites que viessem eu não conseguiria atender, por mais vontade e comprometimento que tivesse. Então, minha assessora, Isabel Nardes, que cuida muito da minha agenda pelo interior do estado, ligou para o Herton e perguntou se poderíamos mandar outra pessoa do quadro para falar no fórum, ao que ele respondeu que de jeito nenhum; que queriam a minha presença no município, nem que tivessem que trocar a data do evento. Decidi criar um verdadeiro planejamento estratégico para poder atender essa agenda intensa.
A forma que encontrei para cumprir alguns compromissos mais distantes de
Assim, chegando a São Francisco de Assis, via aeroporto de Santa Maria, fiquei impressionada pela recepção que tive, surpreendida por trezentas pessoas no auditório. Uma mega recepção. Colégios e instituições, autoridades, lideranças, mulheres e crianças lotaram o local e fui brindada por uma apresentação de dança da Escola de Educação Especial. Estavam presentes o Prefeito Jorge Ernani da Silva Cruz , o vice-prefeito, Ademar Frescura e a Secretária de Educação e Cultura, Maria Jaci Bittencourt e o vereador e Presidente da Câmara de Vereadores, Horácio Brasil, que fizeram parte da mesa de abertura do encontro. Um fato interessante: o prefeito na sua fala agradeceu a governadora por liberar a sua secretária e que eles seriam eternamente gratos por isso. Quando terminei a minha palestra e me despedi, fui novamente surprendida, agora na saída, com pessoas do lado de fora do auditório, que queriam tirar fotos comigo.
É muito bom quando um município nos recebe de forma tão atenciosa e tão sincera e nos dá oportunidade de formação de vínculo, quando há sintonia de ideias. Nesse caso, posso dizer que São Chico me deu um abraço e eu consegui retribui nas horas em que lá estive. Fui para participar do I Fórum Municipal de Cultura, mas para mim a ida até lá representou muito mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.