segunda-feira, 30 de agosto de 2010

São Vicente do Sul e Cacequi


São Vicente foi a segunda cidade que visitei nesse roteiro que fiz no final de semana. Lá fui ciceronada  pelos meus amigos queridos, o Delegado João Luis Brum da Cruz e sua esposa Diuliane. Fiz uma grande carreata pelas principais ruas da cidade e fiquei impressionada com a receptividade do povo que  abanava, batia palmas e espiava através das portas das suas casas. Teve gente que dançou a música do meu jingle, foi aí que percebi o quanto a letra tocou o coração dos gaúchos. 

Segui dali para a carreata em Cacequi, acompanhada pela Lisandra Pedroso e o Vantuil, onde desfilei de carro aberto pelas ruas da cidade. Minha nossa, que sensação maravilhosa essa de andar em carro aberto e sentir as manifestações das pessoas. Mais uma vez me surpreendi com o carinho do povo e, principalmente com a festa que fizeram com a minha chegada. Durante o caminho escutei foguetes e fogos de artifícios e nesse momento a Fernanda, colega jornalista, comentou: "Olha só, até fogos têm para tí". Eu respondi: " Devem ser para outra pessoa, mas não faz mal, vamos entrar na carona que o efeito é quase o mesmo". E não é que quando cheguei no comitê especialmente montado pela  Lisandra e o Vantuil, chegou perto de mim um cidadão chamado Gabriel que perguntou: "Gostou dos fogos que preparamos para ti?" Eu olhei para a Fernanda estarrecida, pois não é que eram para mim? Cacequi estará guardada no meu coração de maneira muito especial, pois receber o carinho daquelas pessoas e ver a dedicação da Lisandra e do Vantuil na minha campanha reforçou o sentimento de que o melhor de tudo na minha vida política são as pessoas que conheço e as amizades que faço. Como eu tinha mais dois compromissos na cidade de Santiago, tive que pegar a estrada para chegar a tempo de cumprir minha agenda.
Caravana indo para São Vicente
Batedores abrindo caminho
Carinho do povo
Batedores abrindo caminho para Cacequi
Quando eu passava as pessoas abanavam
Carreata pelas ruas da cidade
Batedores acompanharam durante todo percurso
Muitos batiam palmas
Chegada ao comitê
Em frente ao comitê de Cacequi
Com Vantuil, Gabriel dos fogos e jovem progressista



São Francisco, São Vicente, Cacequi e Santiago


Domingo, 29 de agosto - Cheguei, à tarde, de um extenso roteiro pelo interior. Estive em São Francisco de Assis, São Vicente, Cacequi e Santiago em três dias de viagem. Tenho muito para contar de cada uma dessas cidades que visitei. Reencontrei amigos, conheci pessoas e vivi momentos especiais que ficarão guardados para sempre no meu coração. Tirei fotos na tentativa de eternizar essas lembranças e quero mostrar todas para vocês, mas faço questão de destacar cada uma, o que farei em postagens separadas.

Hoje vou falar da minha ida a São Francisco. O encontro aconteceu às 10h no trevo da cidade. Logo, os carros começaram a chegar com bandeiras e tocando o jingle da minha campanha "Leal ao Rio Grande - Leal a Você". Saímos em carreata pelas ruas até o Diretório do PP. Entre as tantas pessoas queridas nesse encontro político, lá estavam o meu coordenador da região, Rafael Nemitz, a professora Ayda Bochi, seu filho Olívio, o Delegado Brum e Diuliane e a Lisandra e o Vantuil. Foi muito lindo sentir a boa receptividade das pessoas, que sorriam, abanavam e faziam sinal de positivo.

O presidente do partido, Fábio Paz que é super atencioso, fez as honras da casa com tanto afeto que me deixou emocionada. Logo chegou a Síria França, proprietária do Salão Destaque e fiquei encantada com ela. Não é que me pegou pela mão e levou no estabelecimento dela? O local estava cheio de gente arrumando cabelos e pintando unhas, mas ela, dona de uma simpatia espetacular, em alto e bom som falou: “olhem para essa mulher que é candidata a deputada estadual.” Depois dessa folia toda, nós saímos a caminhar pelo comércio. Me chamou atenção na cidade de São Francisco que as mulheres dominam o trabalho no comércio. Entrei de loja em loja, porque gosto demais de falar com os comerciantes. É mesmo incrível como o comércio do interior tem coisas boas. Comprei um vestido diferente para a Martina. Foi na loja Finesse e adorei os proprietários, a Nair e o Wallao, que posso dizer que ficaram meus amigos.

Antes do almoço eu fui conhecer a Tia Therezinha e provar da sua ambrosia, que é famosa na região. Minha nossa, que delícia de doce! Ainda bem que perdi uns quilinhos na campanha e posso comer a ambrosia, que deve ter umas quinhentas calorias. Dona Therezinha é tia do Décio Nogueira que trabalha comigo e coordena minha campanha. Almoçamos na Feira de Agroindústrias e Artesanato e dali seguimos para São Vicente.


O encontro no trevo
Com a minha querida amiga Lisandra
Com o Delegado João Luis Brum e Diuliane

Com Fernando
Carreata indo para São Francisco de Assis
Chegada no Diretório do PP
Acolhida afetuosa
Com meu amigo e presidente do PP local
Compartilhando o entusiasmo dos meus amigos progressistas 
Manifestações que emocionam
Apoio de mulheres fortes e aguerridas 
Caminhando pelas ruas de São Francisco
Conversando com as pessoas 
Entregando minha propaganda
Elas já me conheciam de POA
Professora Ayda e eu garimpando votos
Alcançando minha propaganda para o motorista do caminhão
 A proprietária desse instituto de beleza é uma grande apoiadora 
Seu Schimt sempre atencioso e cuidadoso preparou o chimarrão 
Com a minha amiga professora Ayda
O riso contagiou a todos
Nem a escada nos impossibilita de entregar a propaganda
Com um simpático casal de comerciantes
Com Nair, proprietária da Loja Finesse
Com Wallao e Nair
Visitando a FEAGRO
A ambrosia da Tia Therezinha

sábado, 28 de agosto de 2010

Comitê - Um Espaço Aberto

No final do dia dessa quinta-feira, eu recebi muitas visitas no comitê. Amigos do passado e do presente foram declarar apoio a esse meu novo desafio político. Minha nossa, como é importante receber essas manifestações! Faz um grande bem para quem está nessa caminhada que, na reta final, se torna uma verdadeira maratona. Ali no meu comitê eu procurei criar um ambiente funcional e aconchegante como se fosse a continuação das casas daqueles que trabalham comigo. Eu quis oferecer boas condições para o pessoal que pega no batente e que são verdadeiras formiguinhas pelas ruas da capital empunhando bandeiras, garimpando votos, colocando faixas e placas. Quando eles retornam cansados, encontram um ambiente preparado especialmente para recebê-los com tranqüilidade e atenção. O local é para eles. Tem vezes que ficamos na sala em frente a lareira conversando sobre os mais diferentes assuntos. Gosto desse contato com eles. Fizemos um refeitório onde a hora da alimentação e a confraternização revigoram as energias perdidas.É muito bonito de ver aquele ambiente ganhar vida própria através do entra e sai dos colegas de trabalho, de voluntários da capital e do interior que querem se engajar na campanha, de lideranças políticas e amigos que fortificam essa caminhada rumo à Assembléia Legislativa.  
Com Elísio Marques da Silva e esposa
Com Homero Aita
Com Jota Amaral
Com Manoel Tostes
Com Valtinho que levou um amigo
Com a minha ex colega de aula, Monica e Dácio Paiva
Com Michel e Felipe
Com amigos de Torres, Milton e Laura Neves
Com Falcão
Rose no comando da agenda
A sala do comitê é um local de lazer e descanso
Os guardiões do comitê
A comandante da cozinha
A equipe no refeitório
Essa é a hora de recarregar as energias