quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mensagens que tocam meu coração

Na reta final do maior desafio da minha vida política, começo a receber centenas de mensagens e ligações de apoio e torcida. Todas são maravilhosas e mexem profundamente com o meu coração de cidadã apaixonada pelo Rio Grande. Eu gostaria muito de compartilhar cada uma delas com vocês que acompanham o meu blog, mas sei que isso é impossivel, então eu vou simbolizar em uma que recebi de um amigo de Santiago que renova a minha esperança de conseguir resgatar valores como a ética e a lealdade na política, que junto com os ideais,  considero fundamentais na vida pública.


Mônica


Permita-me a liberdade de te chamar de amiga apesar de conhecê-la de pouco tempo, mas é assim que já te considero.

Tuas visitas a Santiago sensibilizaram um numero considerável de correligionários de longa data, que crêem que a política é o meio legítimo de buscar melhores dias e melhores condições de vida para a sociedade, democraticamente, respeitados os espaços, as idéias e os ideais dos companheiros e dos adversários.

Creio na bondade do ser humano como regra, apesar das exceções que apenas a confirmam. 

Tu transmites bondade, segurança e serenidade na defesa dos teus projetos e, por isto mesmo, foi sublime conhecê-la e principalmente conhecer as tuas idéias e os princípios éticos e morais que defendes com tanta galhardia.

Lembro quando da inauguração do teu comitê político aqui em Santiago que pude, por mais de uma vez, admirar as sabedoria dos que naquela ocasião manifestaram apoio a tua candidatura, e especialmente as respeitosas palavras de apreço a tua pessoa proferidas pelo nosso amigo Aléssio Viero Neto, quando referiu à semelhança do teu caráter e da tua conduta política com o modo de ser do grande líder gaúcho, Cel. Pedro Américo.

Permita a História que o eleitorado do Rio Grande seja leal contigo através de uma votação extraordinária, para que possas levar ao Parlamento Gaúcho a bandeira que com tanta altivez tu empunha, da defesa do interesse público e do regate da prática política com dignidade e honradez.
Expresso o meu o desejo intenso de que recebas uma grande votação e de que realize os teus objetivos políticos e pessoais,
Um grande abraço,

Júlio Endres Filho.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O APOIO DE UMA LENDA VIVA

Quero compartilhar com vocês a honra que sinto pela maravilhosa manifestação que recebi do vereador João Antônio Dib, este experiente homem público que é orgulho dos portoalegrenses, que foi Prefeito, Secretário de Obras e Vereador da Capital por dez mandatos e hoje é o líder da bancada Progressista na Câmara Municipal de Porto Alegre:

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 28 de setembro de 2010

A receptividade portoalegrense

Nesse domingo, em Porto Alegre, aconteceu a minha carreata e juro que nunca em toda a minha vida política vivenciei algo igual, pois aqui na capital uma receptividade dessas não é garantida, diferente das cidades do interior. O curioso é que era para eu estar super cansada, já que havia chegado de Santiago tarde da noite, mas que nada, levantei cedo e fui para a concentração na Praça da Encol. Foi muito legal chegar lá e encontrar aquele povo amigo. Minha nossa, como eles estavam entusiasmados! Tudo foi perfeito, parece até que o universo conspirou a meu favor. Começando pelo dia, que estava lindo e ajudou muito.

Meus amigos apoiadores, completamente engajados na minha campanha, trouxeram seus carros embandeirados e adesivados. Enquanto aguardava a chegada de todos, sentei nas mesinhas da praça onde conversei e tomei chimarrão com o pessoal. Foi aí que eu fiquei sabendo que iria num carro aberto e o autor dessa façanha foi o meu amigo João Palmeiro. O ponto alto da carreata foi o meu pai de terno e gravata. Vocês podem imaginar o Coronel Leal num Karmanguia conversível ano 1969? Confesso que fui surpreendida com a decisão dele de ir no carro, mas ele fez questão de me acompanhar.

Pelo que pude ver, tinham cerca de 40 carros,  que percorreram unidos, as ruas da cidade. Fiquei muito feliz, quando, ao passar pelo Parcão, avistei a Martina no colo do pai, alegre, abanando para mim. Ali me deu uma vontade enorme de sair do carro e dar um beijinho nela. Foi muito bom sentir o carinho das pessoas ao me avistarem no carro aberto -  elas acenavam, diziam que estavam torcendo por mim, os carros buzinavam, muitas pessoas corriam atrás do carro e se aproximavam para pegar a minha propaganda. Foram diversas manifestações afetuosas. Legal, também, foi quando passei em frente a comitês dos outros partidos e os militantes fizeram a maior festa. Gosto dessa forma respeitosa e alegre de fazer campanha.

Depois de três horas e meia de carreata, somando a que fiz em Santiago no sábado, foram cinco horas e meia em pé abanando para as pessoas. Nem preciso dizer a vocês que acompanham meu blog, o bem que me fez a torcida dos portoalegrenses.
Carreata em Porto Alegre
Momento em que passei entre militantes do PDSB e PP
Muitos carros...
Percorrendo as ruas da capital...
...fizeram muito sucesso...
...pela organização e entusiasmo
Meu pai entrando no Karmanguia
Nossa saída
Retribuindo as manifestações...
...que foram muitas...
...e significativas
Esse cidadão tinha a minha bandeira e a mostrou quando passei
Olha eu aí no Karmanguia dirigido pelo imbatível João Palmeiro
Martina no colo do pai me aguardou passar em frente ao Parcão
O aceno afetuoso da maravilhosa jornalista Tânia Carvalho
O entusiasmo e carinho do Felicinho Santos, seu filho Diogo e a namorada


 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Carreata em Santiago

Abaixo, estão as fotos da carreata que encerrou minha visita a Santiago.

Encerrei o meu roteiro pelo interior com chave de ouro
A concentração da carreata ficou lotada de carros...
...e de pessoas que apoiam a minha campanha
Com a minha pequena amiga Letícia Brum que chorou porque queria ir em cima da caçamba da caminhonete comigo, mas explicamos que não podia e ela entendeu
Fiquei muito feliz de terminar os meus roteiros...
com uma carreata em Santiago
Do carro aberto eu conseguia ver as diferentes manifestações afetuosas 
Muitas pessoas acenavam e empunhavam minha bandeira
A carreata foi um sucesso...
...e contou com quase 50 carros
Passamos pelos principais bairros de Santiago
Fui surpreendida pelo grito dessa família que pediu propaganda e ai voltei e tirei foto com elas
Eis aqui alguns amigos que participaram da minha carreata...










domingo, 26 de setembro de 2010

Obrigada, Santiago!





O meu último roteiro da campanha pelo interior aconteceu nessa sexta-feira e foi na cidade em que, bem dizer, a minha vida política começou em nível de Estado. Sim, Santiago foi a primeira cidade que visitei como candidata ao Senado Federal e lá colhi 8.645 votos. Depois, me tornei Secretária da Cultura e trabalhei muito por aquela terra, procurei atender todas as suas necessidades dentro das minhas possibilidades legais. Nesse tempo eu conheci pessoas, fiz amigos e hoje Santiago mora no meu coração de maneira muito especial. O Rafael Nemitz que é um jovem comunicador talentoso, foi escolhido por mim para ser o coordenador da minha campanha naquela região. Aqueles que me conhecem sabem que eu sou uma pessoa muito simples e sem frescura nenhuma. Pego no batente com satisfação. Agora vou deixar a modéstia de lado, pois penso que tem vezes na vida que isso se faz necessário, e dizer que sou “dona de um feeling apuradíssimo”, que jamais me engano com as pessoas. E foi contando com esse precioso ingrediente que eu escolhi todos os meus coordenadores regionais, que eu sabia que eram fantásticos e com eles é que essa caminhada se tornaria possível. 
Pois bem, fui novamente a minha querida Santiago, a pedido do Rafael, participar de uma carreata que ele havia organizado. Na sexta, eu saí cedo de Porto Alegre e chovia muito. Não esperava encontrar uma estrada com tanto movimento, mas com surpresa, a viagem foi tranquila. Chegamos ao meio dia em Santiago e fui direto para o hotel São João, que é onde fico hospedada sempre. Na chegada aquela acolhida afetuosa! Foi o tempo de largar a mala e almoçar  no restaurante do Batista. Logo depois, segui para o comitê e lá encontrei com progressistas, lideranças, apoiadores e simpatizantes da minha campanha. Depois, visitei o advogado Júlio Endres.
Fiquei muito feliz que a minha agenda coincidiu com o evento da Brigada Militar, que reuniu autoridades e participantes de várias cidades vizinhas na 2ª Copa de Saltos da Brigada Militar, com provas para conjuntos de cavalo/cavaleiro e campeonato de saltos com entrada franca à população. Também caminhei pelas ruas da cidade como eu gosto, com tempo para sentir as coisas boas que ela me oferecia: Primavera, sol e locais muito bonitos. À tardinha, um café na padaria com a minha equipe de campanha, foi muito bom estar com eles que empunham a minha bandeira e garimpam votos. À noite, jantei na Churracaria "A Gaúcha" com a dona Ayda, com Alfredo, Olívio, Tônia, Vanderlei Machado, Júlio Endres e Rafael Nemitz. Tinha música ao vivo e os jovens cantores me surpreenderam e emocionaram me oferecendo canções, numa demonstração afetuosa que adorei. Encontrei tanta gente amiga por lá que era como se estivesse na minha cidade. O Macarrão ficou contente quando eu disse que já tinha me programado para no sábado, às 9h, tomar um café no posto com ele e com a  Dona Elcita. Sempre que venho a Santiago esse local é minha parada obrigatória.   
No dia seguinte, conforme o combinado, eu tomei café da manhã no posto do Macarrão, visitei o Diretório do PP, pois é só atravessar a rua, e depois, caminhei pela Rua dos Poetas, no centro da cidade. Foi simplesmente maravilhoso esse contato com os santiaguenses que vieram me abraçar e falar que torcem pela vitória nas urnas. Achei muito legal também, o abraço dos militantes de outros partidos. Que bom isso de ser querida pelas outras siglas e por pessoas que estão apoiando diferentes candidatos, pois é sinal que as pessoas reconhecem  meu projeto político, que é, acima de tudo, o Rio Grande do Sul. À tarde, saiu a minha carreata pelas ruas da cidade e foi um espetáculo, contando com muitos carros.  Enquanto a carreata passava, o carinho que eu ia recebendo das pessoas pelo caminho, mexeu com meu coração de forma muito significativa.

Vou postar as fotos aos poucos, pois são muitas e quero que vejam todas.

Obrigada Santiago!
Com Ayda Brum e Rafael Nemitz nas ruas de Santiago
Com Cleusa Moresco e Rafael
Com uma simpatizante que encontrei em frente ao comitê
Com Júlio Endres e Ayda Brum
Visitando o comitê suprapartidário do PSDB
Com lideranças do PSDB que vieram me cumprimentar
Recebi no hotel a visita de Lisandra Nunes, dona da Revista Novittá
Com Dilnei Martins do Jornal A Folha
Jantar na Churrascaria "A Gaúcha"
Com a família Brum
Com Alfredo Brum
Com Renata e André
Com Tânia
André Canterle...
...e Juliano Garcia que dedicaram músicas para mim
Visitando...
...o comércio de Santiago
Com Nery Machado, ex vereador de Santiago
Com Eliane e Algidriane
Com José Milton Barbosa
Entregando...
...minha propaganda nas ruas
Recebi muitas manifestações de carinho
Com Ruth
Encontrei com o Jerônimo e lideranças progressistas no centro de Santiago
Com Mardi e Jerônimo
Foi muito bom...
...receber...
...o carinho...
...dos Santiaguenses
Com Letícia, neta da Ayda Brum