quinta-feira, 20 de outubro de 2011

De olho no mercado imobiliário

Gosto muito de ler, e leio de tudo.Tenho sede de saber e de me informar. Aquilo que não sei, quero aprender. E sempre digo que não há nada nessa vida que eu não aprenda. Aliás, isso me faz lembrar do Fogaça quando prefeito, que certa vez disse que havia ficado impressionado com essa declaração que fiz no dia da minha posse como Secretária de Estado da Cultura.
Mas, o que eu quero contar para você, leitor do meu blog, é que já tem algum tempo que eu leio matérias sobre o interessante mercado imobiliário. O que mais chama minha atenção são os preços dos imóveis em Porto Alegre, que são muito altos. Apartamentos novos em zonas como Petrópolis e Menino Deus, de dois dormitórios, estão sendo vendidos entre R$ 400 a R$ 500 mil reais, ou seja, mais caro que um similar em Miami. Até aí eu poderia dizer apenas: "Que absurdo"! Porém, a minha experiência de quinze anos no ramo empresarial - fui proprietária da primeira pronta entrega de moda feminina no Rio Grande do Sul - me faz ir mais longe e temer as projeções desse cenário do mercado imobilário em alta.
Ocorre que os compradores adquirem os mesmos através de financiamentos, o que poderá resultar em um grande nível de inadimplência no futuro, filme este já visto recentemente, em razão dos acontecimentos nos Estados Unidos.
Na verdade, o que os novos proprietários compram é a prestação, não chegando a analisar o todo, a ter realmente noção concreta do valor do imóvel.
Continuarei lendo e acompanhando, vamos ver até onde vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.