Nesse sábado, passei o dia na rua. Saí às 10h e voltei às 21h para casa. Encontrei com minha equipe de campanha na feira ecológica da Redenção, caminhamos e depois ficamos um tempo na barraca do Fortunati. Atrás do balcão, distribuí meu santinho. Atendi muitas pessoas que paravam para conversar comigo.
Depois, seguimos pelas ruas do Bom Fim e almoçamos por ali, num ótimo restaurante. Na volta até o carro, pela José Bonifácio, passamos pelos cafés e estabelecimentos com mesas nas calçadas onde fui chamada pelo nome por pessoas que queriam a minha propaganda eleitoral. Isso é maravilhoso! Gosto muito desse contato com a população, de conversar, saber da sua opinião e falar das minhas ideias para Porto Alegre. Essa troca de experiências é por demais preciosa para quem faz política por ideal.
No início da tarde, fomos para a Usina do Gasômetro, onde eu queria muito experimentar as bicicletas novas da prefeitura. Enquanto retirava a bicicleta, um cidadão chega do meu lado e fala: “Mônica, eu sou guardador de skates e gostaria de te ensinar a andar num, pode ser?”
Eu, que até então achava andar de skate algo impossível de fazer, estava pronta para dizer um não, quando olhei para o rapaz, que exibia um simpático sorriso contando com minha resposta afirmativa. Aí, resolvi topar o desafio. Nesse momento, olhei para o pessoal que me acompanhava, em especial a Dani e o Antônio, que com olhos bem arregalados, mandavam um solene recado para eu não fazer aquilo, algo normal na postura de meus anjos da guarda.
Mas, não obedeci e lá me fui bem contente experimentar uma aventura e tanto! Foi uma festa quando passei pelo pessoal em cima do skate, claro que devidamente amparada. Feito isso, peguei a bicicleta, provando assim do sistema recém implantado pela prefeitura de Porto Alegre, que achei o máximo. Adoro andar de bicicleta!
Na sequência, entramos na Usina para visitar a Feira Latino-Americana de Artesanato, que teve o prefeito Fortunati presente pela manhã na inauguração. Conferi a qualidade, a beleza e a variedade dos produtos. Achei tudo lindo! Como não achar, depois de um dia tão produtivo de campanha e nesse ambiente tão nosso que é o Gasômetro - público, democrático, onde encontrei pessoas conhecidas, amigas e também gente nova que declarou votar em mim?
No fim da tarde, fui levada num belo chá por apoiadores da minha candidatura, mas este fica para uma próxima postagem.