quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Amanhecer


Hoje, em função do Alexandre ter viajado para São Paulo no primeiro vôo da manhã, eu acordei muito cedo.
Isso me fez lembrar da época em que atuei  no programa de rádio Pampa Bom Dia, que ia ao ar todos os dias às 6h da manhã. 
Eu saia de casa quando ainda era escuro. Mesmo no verão, havia uma brisa fria que me fazia  buscar aconchego num agasalho.
As ruas estavam desertas e havia um silêncio absoluto que me encantava.   
Agora, são 5h45 e aqui no escritório, meu canto preferido da casa, porque tem uma janela que dá para o jardim da frente, eu vejo o dia nascer, escuto a melodia  dos passarinhos  e sinto o perfume das flores. 
Esse cenário me faz pensar em tantas coisas vividas com tamanha intensidade, que chego a conclusão de que sempre fiz o que pude e o melhor que pude para tudo dar certo.  
Bom dia!

  


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Semana da Mulher


Esta tarde foi intensa no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Além do movimento natural de uma sessão ordinária, com votação de projetos e de vetos do executivo, teve destaque o momento em foi oficializada pelas vereadoras a programação relativa ao Dia Internacional da Mulher.  
Até o dia 08, falaremos e refletiremos sobre o nosso papel na política e na sociedade. 
Faremos por merecer e temos a obrigação e o prazer de levantar a permanente bandeira da luta por igualdade, pois nessa legislatura o time feminino está reforçado: é a maior representação na história da Câmara, somos oitovereadoras.
Nas imagens, a vereadora Sofia Cavedon, que estava como presidente em exercício, recebendo em mãos a programação, com ausência apenas da vereadora Fernanda Melchionna, que encontra-se licenciada:

Crédito fotos: Elson Sempé Pedroso - Imprensa/ CMPA

Da esquerda para direita: vereadoras Lourdes Sprenger, Luiza Neves,
Jussara Cony, Mônica Leal, Séfora Mota e Any Ortiz

Documento entregue....

...à vereadora Sofia Cavedon, que presidiu a sessão









terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jovem vereadora


Ontem, fiquei muito feliz com a visita da minha colega vereadora do PP de Saldanha Marinho, Ângela Fachinello. Ela estava em Porto Alegre e passou pela Câmara de Vereadores.
Em dezembro de 2012, já havíamos nos encontrado no evento estadual que o PP promoveu no Hotel Everest.
Ângela foi a campeã de votos na sua cidade e a mais jovem eleita no pleito municipal de outubro.
É formada em Matemática e convive com a política desde criança, pois seu pai foi vereador e prefeito. Temos mesmo muitas coisas em comum.
Na foto, eu e a vereadora Ângela, no meu gabinete.













segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Alternativa


Hoje, 25 de fevereiro, é o Dia Municipal do Ciclista e de Incentivo ao Uso da Bicicleta pelo calendário oficial de datas de Porto Alegre.
Meio de transporte saudável, sustentável e mais barato.
Respeitemos os ciclistas e as ciclovias!

No ano passado, durante a campanha, no estacionamento
do Gasômetro, experimentando o serviço 

de bicicletas da prefeitura






Obrigada, Doutor!


Depois do susto da febre durante a noite, liguei cedo para o consultório do meu médico pneumologista há muitos anos, Dr. Rogério Xavier, que, muito solícito e dedicado, me abriu um horário de emergência.
Descobri que é uma sinusite, e já saí de lá medicada. Mantive a recomendação de reduzir os compromissos e afazeres do dia, e aos poucos começo a melhorar.
Logo estarei nova em folha!







Pausa para cuidar da saúde


Para mim, este blog é uma importante ferramenta de comunicação e o espaço onde posso registrar as experiências e vivências que vão formando a minha caminhada de vida.
Seguindo minha postura de jornalista, acho que ele não deveria ficar um dia sequer sem ganhar uma nova postagem, mas, confesso que hoje, por conta de uma febre que apareceu na madrugada e que me fez dormir mal, estou sem condições de postar novos textos ou fotos. 
Então, sou obrigada a dar uma parada na dinâmica que escolhi para o blog, nos compromissos assumidos anteriormente e tomar providências consultando com meu médico agora de manhã.
Não sei o que houve, pois estava bem e tenho uma saúde de ferro.
Fiz questão de dar esse alô e dizer que tenho muita consideração pelo meu leitor e que valorizo demais quando abro o blog e vejo o registro de nove, dez pessoas on line. 
Quando der eu volto, até!





domingo, 24 de fevereiro de 2013

Meu adeus a Ludmila Gessinger


Registro com pesar o falecimento de uma querida senhora que eu muito estimava, dona Ludmila Gessinger, mãe do meu amigo Ruy Gessinger.
Ela estava com 93 anos.
Nunca me esquecerei de sua hospitalidade e carinho quando representei a governadora Yeda Crusius na 24ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, em 2008, como secretária de cultura do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, fui recebida por Ludmila para uma visita ao pavilhão da festa antes da abertura oficial dos portões, onde fui também acompanhada por suas filhas Lia Gessinger Paul e Cleonice Gessinger Kraether.
A família Gessinger me é muito querida e quero que saibam que estou orando por ela, certa de que está em paz, pois viveu uma vida plena e, junto ao marido, trabalhou e se dedicou à educação dos filhos e netos, à sua cidade de Santa Cruz do Sul e à tradição alemã, que tanto cultivava.
Meu abraço apertado a todos.

                Lembrança da visita à Santa Cruz do Sul em 2008 
Ao lado de dona Ludmila, Lia e Cleonice

Foto Jornal Gazeta do Sul








sábado, 23 de fevereiro de 2013

Liberdade de expressão


Compartilho com os leitores do meu blog, um pouco da repercussão da minha participação no programa Polêmica, do Lauro Quadros, dessa última sexta-feira, que queria avaliar a dimensão da visita da cubana Yoani Sanchez ao Brasil. 
Eu, como jornalista, e por que não dizer “blogueira” que sou, me identifico com ela nisso de utilizar um meio de comunicação individual, prático, portátil, digamos, já que é virtual e pode ser manuseado em tablets e I Phones.
Acho muito gratificante e enriquecedor o que retorna do uso dessas ferramentas atuais da comunicação.
Nelas, eu expresso o que quero que os outros saibam e conheçam através do meu ponto de vista, da minha lógica, dos meus olhos, pois também posto fotografias.
Escrevo a minha opinião sobre assuntos que pedem para eu me manifestar e informar meus leitores, coisas que me provocam como cidadã, como ser político e como jornalista.
Abaixo, a nota que foi publicada no site da Câmara Municipal após o programa e alguns dos comentários que recebi através do meu Facebook. 
Obrigada a todos que escutaram o Polêmica e que gostaram da discussão proposta.

22/02/2013

Democracia
Mônica Leal defende blogueira cubana em programa de rádio

Na manhã desta sexta-feira (22/2), a vereadora Mônica Leal (PP) participou do programa Polêmica da Rádio Gaúcha, cujo tema foi à visita de Yoani Sánchez ao Brasil. A enquete perguntava se a visita era importante ou superestimada. 
Segundo Mônica, Yoani Sánchez, se sobressaiu em Cuba, não ficou calada, conseguiu com a existência de um instrumento do mundo globalizado, a Internet e fez chegar sua postura anticomunista e libertária ao mundo todo.
“Imagino que muitos cubanos pensem e desejem mudanças no seu país, como ela. Não acredito que haja armação por trás como dizem, que ela seria instruída pelos Estados Unidos”, declarou Mônica Leal. A vereadora também é “blogueira” e jornalista. Além do Blog, que tem desde 2009, Mônica utiliza o Facebook e o Twitter. 

Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)


Comentários do Facebook:


Diego Costa Fagundes - Parabéns pela participação no programa Polêmica hoje pela manhã na rádio Gaúcha. Arrasou!!!!! Grande bj e abraço

Hilario Olmar Silva - Parabéns mais uma vez Mônica!!!

Jordana Cristiele Souza -  Mônica, parabéns pela tua atitude!

Jairo Mello Elvis - very good !

Erito Borges - Pô eu ouvi a integra,,,admiravel.

Gilberto Grune Grune - Parabéns! Fiquei o tempo todo ouvindo.

Marina Magalhaes - Não podia esperar postura diversa tua!

Jose Antonio Guimarães Goulart - Nota 10 pra você...

Beatriz Herz - Nota 100!

Gilson Tessarzik - Boa noite eminente vereadora, elogios por defender a república,,,,

Glenio Fernandes da Silva - Acompanhei o programa, aprecio muito pessoas definidas, que tem uma posição e torna pública, sua forma de ver e ouvir as posições; parabéns Mônica Leal muito farás na Câmara tenho certeza.............

Ana Laura Guimarães - Adorei o programa Mônica, és ótima, inteligente, firme e rápida nas respostas. A revista Veja, denunciou um movimento das catacumbas, veja só, estamos conseguindo ouvir o que acontece nas entranhas do poder.

Lino Tavares - Cada vez que vejo sua foto, lembro meu bom a amigo chefe, no QG da 3ª RM, Cel Pedro Américo Leal. Grande figura humana, fiel revolucionário da Redentora de 64. Bons tempos.

Zênia Aranha - Eu ouvi, estavas ótima!

Sônia Paiva - Parabéns!!!Muito boa tua participação!!!


Eu e o querido jornalista Lauro Quadros







quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mudança de ares



Moro numa casa no bairro Bela Vista, que, mesmo com a vizinhança de vários edifícios, é cercada de verde. Já que acordo sempre cedo, estou acostumada a curtir a calma das manhãs, a sentir a atmosfera de cada dia, ouvir os passarinhos e  admirar o jardim. Acho muito bom. 
Só que esta semana, eu tive uma experiência diferente e vi o amanhecer  de Porto Alegre com outros olhos.
Troquei de casa por uns dias. Estou no apartamento da minha filha, que fica num 15º andar, cuidando das meninas, em função de uma viagem dela e do meu genro.
Mantendo o meu hábito de acordar com o raiar do dia, os cafés-da-manhã são ainda mais contemplativos. Eu aproveito a bela visão da cidade para refletir.
Registrei imagens da janela, de onde se avista até o Guaíba.
Lindo de ver!










segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ao amor das minhas três pequenas



Se tem uma coisa que eu entendo é de criança. Sinto que sei tudo sobre elas. Desde que me conheço, convivo muito com crianças.
Na minha família somos sete filhos. Depois de mim, vieram mais três. Tive meus filhos, os irmãos tiveram os seus -  a família Leal está sempre rodeada de crianças. A terceira geração, os bisnetos do Coronel Pedro Américo e da Dona Carmen, já reina e nos alegra ainda mais.
As crianças, todas, são seres verdadeiros nos sentimentos e nas atitudes. São capazes de fazer um grande bem para a nossa saúde mental. Elas restauram nossa alma, aquecem nosso coração. Tem um jeito muito gostoso de nos fazer rir e sorrir a todo momento
Dedico esta postagem ao meu trio amado - Martina, Marcela e Catharina, por tornar minha vida significativa e divertida.
Tê-las sempre perto de mim, acompanhar seu crescimento, participar das suas descobertas, receber um amor puro, sem fim, me ajuda a superar as batalhas da vida politica. Elas me equilibram.
Este fim de semana, eu passei com as meninas. Já estava me dividindo no cuidado das filhas da Juliana, aí, a Marcela, filha do Marcelo, que estava na praia, juntou-se a nós para completar a turma. Que saudades!
Faço questão de promover esses encontros entre elas. Registrei momentos lindos e me sinto responsável por alguns deles, porque ali, fazendo acontecer, presenciei, mais uma vez, a felicidade que sentem por estarem juntas. 
Sentimentos são como plantas, que precisam de alimento. Por isso, a amizade das primas está cada vez mais forte. Martina e Marcela se adoram! E a pequena Catharina já se encanta com as duas. 


Eu e o meu trio amado

"Sanduíche de gente"


Parecem duas mãezinhas na praça com seus filhos

Hora da bolinha de sabão

Martina cuidando dos cabelos da Marcela...

...que gostou do penteado

Martina com Marcela

Marcela com Catharina









sábado, 16 de fevereiro de 2013

Registro de algumas das agendas políticas da semana


A bancada feminina da Câmara Municipal de POA entregou ao Presidente da casa, Vereador Dr. Thiago Duarte, proposta para a criação de Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na foto, o vereador Bernardino Vendrúscolo, o presidente, e cinco das vereadoras: eu, Jussara Cony, Luiza Neves, Séfora Mora e Any Ortiz.  
Um detalhe: essa legislatura é a de maior representação de vereadoras, somos oito!
Também estive em audiência com o Prefeito José Fortunati e realizei reunião com o Presidente da FASC, Kevin Krieger e o Diretor do DEP, Tarso Boelter, onde me acompanhou o amigo e ex-vereador Beto Moesch.

Foto: Francielle Caetano/ CMPA

Foto: Cristine Rochol/ PMPA

Foto: Daniela Souza/ Gabinete

Foto: Fernanda Duarte/ FASC/ PMPA






sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Divulgando o projeto!


Hoje, foram publicadas duas notas sobre projeto de lei de minha autoria que propõe a inclusão de mensagens de educação ambiental nos impressos da prefeitura de Porto Alegre. No jornal O Sul, pág.11 e no Metro, pág.02.
O projeto passou a ser discutido ontem no plenário da Câmara. Compartilho:













quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mensagem ambiental


No plenário, agora à tarde, começou a ser discutido projeto de lei de minha autoria. Compartilho a notícia do site da Câmara Municipal de Porto Alegre:


Vereadora quer mensagens de educação ambiental em impressos da Prefeitura
O alerta constante quanto à preservação da natureza é o foco de projeto de lei da vereadora Mônica Leal (PP), que determina a inserção de mensagens ambientais educativas em materiais impressos da Prefeitura de Porto Alegre. A proposta começou a ser discutida na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quinta-feira (14/2).
De acordo com a vereadora, o projeto se justifica porque vem ao encontro da proposta de uma conscientização pelo respeito que a natureza exige. “Frente a este impacto ambiental que está passando o mundo inteiro, a nossa cidade deve ao menos fazer a sua parte, é preciso conscientizar os cidadãos da nossa capital, como forma de conter e prevenir todos esses danos”, explica Mônica.
A vereadora alerta que já existem ações eficientes e inteligentes por parte do Executivo quanto à educação ambiental, mas salienta ser preciso aproveitar todos os canais disponíveis para propagar mensagens e educar a população. “Acredito que, dessa maneira, Porto Alegre se engaja nesta batalha em que a natureza e o homem só têm a ganhar”, conclui Mônica Leal.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14303)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)








quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval em casa


O paraíso na terra é Porto Alegre em dias de feriadão! Eu tive o privilegio de usufruir desse pedacinho celestial sob  medida nesse Carnaval.
Programei uma seleção incrível de coisas para fazer e escolhi fazê-las com a mais completa estrutura e qualidade, o que na minha concepção, depois de uma certa fase na vida, é imprescindível. Na praia não teria isso.
Foi uma decisão acertada quando optei por ficar na capital, pois consegui passar um tempo de muito sossego, algo que estava precisando e me fez um grande bem. A cidade para, se acalma e nos dá chance de viver esse ritmo.
Somado a esse cenário maravilhoso que só minha Porto Alegre oferece, houve também um ingrediente delicioso que contribuiu em muito para eu gostar de ficar aqui, que foi a companhia da minha dupla querida: Martina e Catharina. Na verdade, eu tenho um trio de pequenas, mas a Marcela passou o feriado em Torres com os pais, Marcelo e Fernanda.
Passamos horas divertidas juntas. Brincamos de boneca, fomos ao parque, pracinhas, piscina e até criamos um baile de carnaval em casa com direito a fantasia. Foi muito engraçado quando apareci de surpresa para as meninas com uma peruca loira. Pois não é que elas estranharam e a Martina, com um beicinho de choro, saiu com essa: “Eu quero a minha avó de cabelo comprido". O curioso é que ela, logo depois, vestida de Bela, colocou a peruca!
Desde que as meninas nasceram, eu faço questão de ajudar, dentro das minhas possibilidades e tempo, e dividir o cuidado, dando uma força para os meus filhos quando eles precisam. 
Dessa vez, a Juliana e meu genro James tiveram uma oportunidade de viajar, pois não é fácil compatibilizar as agendas e aproveitaram. Eu e o Alexandre assumimos as netas com direito a ajuda preciosa da Rose, que pilota a cozinha com maestria, da Priscila, que é a babá e da Isabel, que dá o apoio nos finais de semana.

Tiramos muitas fotos e compartilho:

No parquinho de diversões da Redenção, onde eu levava os meus filhos!

Piquenique no parque Germânia

Martina me convidou para irmos tomar o meu café

As duas no play do prédio

Catharina no aviãozinho....

...e Martina com o Vô na piscina


É Carnaval - me transformei...

...e voltei ao normal, para alívio da Martina


A linda Bela...

...não resistiu à peruca loira



Catharina foi ao "baile" de Joaninha
Detalhe das asinha nas costas


Soninho

Despertar


Folia no sofá

Foto oficial


Apaixonada pela minha "gordinha"








Hoje é o Dia Mundial do Rádio





O rádio é o meu veículo de comunicação preferido. Não vivo sem ele. A primeira coisa que faço ao acordar,  é liga-lo. O rádio é democrático, é acessível, informa em tempo real, entretém e educa.
Além de ouvinte fiel, em 2011 tive a oportunidade de estar do outro lado, no estúdio, em frente ao microfone, ao fazer parte da equipe da rádio Pampa AM, no programa Pampa Bom Dia. Durante seis meses, atuei todos os dias, até nos feriados. Acordava às 4h, preparava minhas pautas, conferia os acontecimentos do dia e saía de casa às 5h, para às 6h da manhã, junto com o radialista Nilton Fernando, levar notícias comentadas aos gaúchos. 
Foi uma experiência maravilhosa e inesquecível. 
Não posso deixar de registrar que tive dois mestres nas cadeiras de rádio durante meu curso de jornalismo na PUC: os professores Magda Cunha e João Brito de Almeida
Agora, como vereadora, mato as saudades em entrevistas e participação em programas que me convidam. Este ano já foram três, na Band AM, no Hora Israelita e Manhã Bandeirantes e na Guaíba AM,  no Esfera Pública. 
Já está agendada minha participação no Galpão do Nativismo da Gaúcha, comandado pelo Dorotéo Fagundes, no programa de 03 de março próximo. Hoje mesmo, recebi telefonema do Milton Cardoso, do Band Repórter para eu comparecer no seu programa na sexta-feira, às 22h, ainda a confirmar.
Exaltando então a data, pesquisando, encontrei esses números que são impressionantes:  o rádio é ouvido quase por 95% dos habitantes da Terra, atualmente. No Brasil,  está presente em 88% dos lares brasileiros e tem 9, 4 mil emissoras em funcionamento, segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). 
O número de aparelhos de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones. 
Aproximadamente 80% das emissoras do País já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores, fazendo parte da cultura dos Brasileiros.
E para quem não sabe, o rádio foi introduzido no país pelo porto-alegrense Padre Landell de Moura, através de experimentos com ondas eletromagnéticas, nos primeiros anos do século 20.

Dados: Blog + Jornal Caderno 7