Faço parte do conselho político estratégico do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, o IMAMA/ RS e estou sempre atenta, preocupada e também empenhada para que sua missão constante de divulgar e alertar sobre o câncer de mama, chegue a cada vez mais mulheres gaúchas.
Por isso, quero compartilhar aqui no blog uma notícia da assessoria de imprensa da Senadora Ana Amélia que me chamou atenção e que é urgente, pois trata de vidas:
Regulamentação da lei que exige início do tratamento de câncer pelo SUS em até 60 dias será debatida no Senado
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado realizará, no próximo dia 21, audiência pública para debater a regulamentação da lei que determina prazo máximo de 60 dias para que pacientes com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O requerimento para o debate, apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado na reunião desta quarta-feira (8).
A parlamentar gaúcha foi relatora do projeto no Senado e trabalhou pela aprovação da lei sancionada no dia 23 de novembro do ano passado. O intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico, e o tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, destaca a lei. A nova legislação também prevê acesso a analgésicos derivados do ópio a pacientes que sofram com dores intensas.
A lei entrará em vigor a partir do dia 23 de maio e a intenção da audiência será de garantir a eficiência do atendimento e o cumprimento das exigências. Os convidados para a audiência serão os seguintes: Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA); Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção à Saúde (Ministério da Saúde); Aparecida Linhares Pimenta, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS); deputado Darcísio Perondi, presidente da Frente Parlamentar da Saúde; e um representante do Ministério Público Federal; um representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Assessoria de Imprensa/ Sen. Ana Amélia (PP-RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.