sábado, 31 de agosto de 2013

LEI 11.473


Quero registrar um pouco do importante momento da minha vida política vivido no Paço Municipal de Porto Alegre junto ao prefeito José Fortunati e às pessoas que compareceram ao ato de sanção da lei que criei pensando na segurança dos porto-alegrenses. A partir da sanção, neste 30 de agosto, fica proibido o uso de fogos de artifício em espaços fechados na nossa capital.
Contei com a presença do meu marido e dos meus dois filhos, pois minha filha está viajando. A equipe do meu gabinete me acompanhou e tive a assistência de colegas vereadores, de secretários municipais e amigos que acompanham e incentivam a minha caminhada, todos reunidos em volta da grande mesa que ocupa o Salão Nobre da Prefeitura.
Primeiramente, ouvimos as palavras do prefeito sobre o projeto que foi aprovado com unanimidade na Câmara de Vereadores, em julho. Ele mencionou que identifica como emblemáticos aqueles projetos que contêm neles elementos que de fato trazem mudanças de comportamento, hábitos e costumes na população e que sente orgulho de sancionar uma lei que realmente chama a atenção da sociedade e é feita para a sociedade como um todo. Que a proposta vem para construir uma mentalidade nova para Porto Alegre no quesito do divertimento seguro e da convivência respeitosa e correta da coletividade.
Fortunati lembrou que ninguém é contra a tradição dos fogos de artifício, mas há sempre o perigo do seu uso inadequado, por isso a necessidade de medidas regulatórias.
Quando tomei a palavra lembrei que, como mãe, nunca me preocupei com a segurança dos locais que meus filhos frequentavam, mas, sim, com a violência das ruas e das estradas e que o fato da Boate Kiss me tocou de forma tão profunda que eu não poderia não buscar uma forma de contribuir para que em Porto Alegre algo como aquele ocorrido fosse prevenido e evitado.
Falei para o prefeito o quanto é bom trabalhar com um líder em que se pode confiar, o que me dá ainda mais estímulo para fazer uma Porto Alegre melhor.
O vereador Reginaldo Pujol, que incluiu no projeto uma emenda que previu a exceção de proibição para três tipos de artefatos que não oferecem risco, elogiou a lei por ela se encaixar dentro da premissa que diz que uma lei deve ser concisa, precisa e eficaz. Concordei, pois sou muito objetiva em tudo o que faço!
O vereador Bernardino Vendrusculo colocou que a mudança de visão da sociedade e dos governos sobre a utilização dos fogos de artifícios também deve se estender à venda, armazenagem, transporte e localização dos depósitos e lojas do produto. E lembrou e me parabenizou ainda pela minha postura firme e segura frente a empresários do ramo que estiveram nas sessões de discussão do projeto na Câmara fazendo o chamado lobby contrário, pois temiam que ele traria prejuízos ao comércio.
Vereador Nedel me elogiou como colega de partido, como uma vereadora que constrói e que trabalha por algo muito importante que é a segurança da nossa cidade.
O secretário da Acessibilidade, Raul Cohen, destacou que o manuseio incorreto dos fogos e explosivos é uma das causas de acidentes que resultam em amputações físicas sérias e que a medida pode contribuir para diminuir esses casos.
Registramos em foto o momento da assinatura do prefeito, o grupo presente posando para uma bela foto, as flores que recebi de amigos representantes da segurança, sempre atentos, como eu, a tudo que diz respeito à área.

Só tenho a dizer que foi um ato harmonioso e muito significativo do início ao fim e agradeço a todos que fizeram parte dele. 

Crédito fotos: Guga Stefanello/ CMPA

Ouvindo as palavras do prefeito 
Agora é lei
Em torno desta mesa, a lei foi sancionada 
Com Trajano Bitencourt (IGP), José Fortunati, Janaína Palma e Leandro
Córdova (IGP)



Contando com a força do gabinete: Daniela, Antônio, Diego, Valeska e Cíntia
Não preciso explicar o significado da presença deles...Felipe, Marcelo e Alexandre



sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pela segurança dos porto-alegrenses

Ato de sanção da lei com a assinatura do prefeito
José Fortunati

Compartilho notícia do Portal da Prefeitura de Porto Alegre sobre a sanção da lei de minha autoria, que ocorreu na tarde desta sexta-feira no Salão Nobre do Paço Municipal.
Muito gratificada e feliz em poder contribuir para a segurança da população porto-alegrense.


Fortunati sanciona lei sobre fogos de artifício

30/08/2013 16:54:33

Foto: Luciano Lanes / PMPA
De autoria da vereadora Mônica Leal, lei restringe uso de artefatos e prevê penas
De autoria da vereadora Mônica Leal, lei restringe uso de artefatos e prevê penas
O prefeito José Fortunati sancionou nesta sexta-feira, 30, a lei que proíbe a utilização de fogos de artifício em locais fechados no município de Porto Alegre. A legislação passa a restringir o uso de artefatos como bombas, foguetes, morteiros, sinalizadores e assemelhados em estabelecimentos comerciais e similares, e estabelece punições em caso de infração que vão de advertência até cassação do alvará da empresa. (fotos)

Fortunati destacou a importância da medida para a segurança das pessoas. “Os fogos de artifício, quando utilizados da forma correta, nos proporcionam um belo espetáculo. Porém, quando são manuseados em locais inadequados e de maneira equivocada, podem ocasionar tragédias. O número de atendimentos no Hospital de Pronto Socorro e nas emergências dos hospitais é altíssimo no período das festas junina ou no fim do ano devido aos acidentes com esses artigos. Em se tratando de ambientes fechados o risco é ainda maior. Essa lei deve servir para orientar, para provocar uma mudança de comportamento que garanta mais segurança e tranquilidade às pessoas”, disse o prefeito.

O evento no Salão Nobre do Paço Municipal reuniu secretários municipais, vereadores, representantes dos órgãos de segurança pública e convidados. A vereadora Mônica Leal (PP), autora do projeto de lei, ressaltou a importância de fiscalizar os estabelecimentos.

“Nós, pais, não costumávamos nos preocupar com nossos filhos se eles estivessem num local fechado, que nos desse a sensação de segurança. Nossa preocupação era se eles estivessem nas ruas, o risco de acidentes, assaltos. Depois da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, nós passamos a nos preocupar e ficar atentos quanto às medidas de segurança nos estabelecimentos fechados”, disse Mônica Leal.

Lei 11.473 - O projeto de lei foi apresentado pela vereadora Mônica Leal (PP) e aprovado em sessão na Câmara Municipal no dia 3 de julho deste ano. Uma emenda proposta pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) exclui da proibição artefatos conhecidos como velas de aniversário indoor e sparkles (pequenos bastões luminosos). As punições em caso de infração são: advertência (no caso de infrações de menor potencial ofensivo); multa de 300 a 30 mil Unidades Financeiras Municipais (UFMs); interdição parcial ou total da atividade; cassação do Alvará de Localização e Funcionamento, dependendo da gravidade dos casos.

O texto ainda estabelece que, nos casos de iminente risco ao meio ambiente, à segurança ou à saúde da população, mediante avaliação da autoridade municipal competente, será procedida, liminarmente, a interdição parcial ou total da atividade do estabelecimento, abrindo-se prazo para defesa.

Fiscalização
 - 19 agentes farão a fiscalização em casas noturnas, bares e restaurantes. A população também pode denunciar irregularidades pelo Fala Porto Alegre, discando o 156.


/legislacao
Texto de: Melina Fernandes
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.






quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Notícia

Compartilho com quem não teve acesso ao jornal O Sul de hoje, notícia sobre a sanção da lei que proíbe a utilização de fogos de artifícios, bombas, foguetes, morteiros e outros explosivos em locais fechados no âmbito do município de Porto Alegre, de minha autoria.
A tragédia de Santa Maria demonstrou ao mundo o poder ofensivo desses artefatos.
Apresentar este projeto um dia após aquele triste fato de Santa Maria, foi a minha forma de contribuir como vereadora da minha cidade, para que algo parecido nunca mais ocorra.
O projeto foi votado no plenário da Câmara Municipal em início de julho e parabenizo e agradeço a celeridade do prefeito Fortunati em sancionar esta lei urgente que trata de prevenção, de segurança e da valorização da vida da população porto-alegrense. 












Com a sanção do Prefeito!


Com muito orgulho, divulgo que nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, o prefeito José Fortunati sancionará lei de minha autoria na área da segurança preventiva, projeto que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Porto Alegre.







quarta-feira, 28 de agosto de 2013

“Astro-rei”


Adoro o sol!
Se tem uma coisa que me deixa contente é um dia ensolarado, ainda mais no inverno, quando ele aquece as manhãs geladas. 
Sempre que posso, me sento alguns minutinhos no jardim da minha casa para usufruir dessa energia maravilhosa que o sol proporciona.
Me dei conta que esse hábito de tomar um pouco de sol todo dia, é algo que herdei do meu pai, pois ele, a vida toda, dedicou quinze minutos diários para tomar sol, dizendo que era bom para os ossos.
Realmente, existem muitas pesquisas que comprovam os benefícios do banho de sol, que é a fonte mais garantida de vitamina D para o corpo humano, e entre eles estão o alívio das dores reumáticas,  ativação do sistema circulatório, de todos os órgãos internos,  melhora o estado psíquico, tem indicação especial em todas as doenças da pele, é fator poderoso na recuperação de pessoas com depressão,  preventivo da anemia, auxiliar no crescimento das crianças e  relaxante. 
Já que entrei nessa esfera da saúde, vale lembrar que a exposição aos raios ultravioletas deve ser feita de preferência entre oito e dez horas da manhã e quatro e cinco horas da tarde, período em que a luz solar transmite os raios mais brandos que o sol do meio-dia, o principal responsável pelas queimaduras solares e causador do câncer de pele.
Então, bom banho de sol a todos!


O sol na Praça da Encol
Crédito fotos: Mônica Leal






terça-feira, 27 de agosto de 2013

Na noite do troféu Senar - O Sul


No último domingo à noite, prestigiei a entrega do Troféu Senar - O Sul, que está em sua 11ª edição e é uma iniciativa da Rede Pampa de Comunicações juntamente com Senar-RS, Sistema Fecomércio, Sicredi e Icatu Seguros. 
São premiados e homenageados anualmente, destaques do agronegócio gaúcho, quando o calendário se volta para a realização da Expointer.  
Fui representando a Câmara Municipal de Porto Alegre.
Encontrei muitos amigos e personalidades do meio político, empresarial e rural do nosso estado, pois o Troféu Senar se destaca e é sempre aguardado com muita expectativa.
Dedico esta postagem aos parceiros institucionais que conheço, que foram destacados: Maristela Genro (Pecuária Gessinger), Pedro Westphalen, José Augusto Nardes e Instituto da Mama/RS (Maira Caleffi).
Compartilho com o leitor do meu blog, fotos que registrei no evento e a matéria do jornal o Sul onde conta a lista completa dos agraciados que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso Rio Grande.
Crédito das fotos: jornalista Guga Stefanello

Com o prefeito José Fortunati
Ao lado de Gilmar Tietböhl, Superintendente do Senar-RS e Alexandre Gadret, diretor da
Rede Pampa de Comunicação e coordenador de 
Divisão de Marketing da Federasul
Time político: Dep. Estadual Ernani Polo, Ministro do TCU Augusto Nardes, Deputado Federal Jerônimo Goergen, Dep. Estadual Raul Carrion (um sorridente comunista entre os progressistas) e Pedro Westphalen, Deputado e Presidente da ALRS
Com minha amiga querida Glória Corbetta, escultora, autora do troféu oferecido
e Pedro Gabriel Simch de Castro, seu marido
A bela peça criada por Glória Corbetta








segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dois eventos militares


Na última sexta-feira pela manhã tive o prazer de comparecer à cerimônia de comemoração pelo Dia do Soldado (25/08) que se realizou, como todos os anos, no 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, da Av. Bento Gonçalves.
Mais uma vez assisti a uma bela e emocionante homenagem a todos os valentes soldados que escolheram lutar em defesa e pelo bem da sua comunidade, do seu estado e do país.
É incrível como esse evento leva a sociedade civil até o Regimento, e sempre há a presença de muitas autoridades civis e militares.  A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Sul, General de Exército Carlos Bolivar Goellner.
Este ano, os pequenos deram um colorido especial. Os aluninhos da Escola Municipal de Educação Infantil Monte Alegre foram convidados de honra.
Na Ordem do Dia foi realizada a entrega de Medalhas do Pacificador e de Medalhas da Vitória, além de Diplomas de Colaborador Emérito do Exército. Ao final foi realizado um desfile militar a pé e motorizado que contou com efetivos de todas as Organizações Militares de Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Santa Rita e São Leopoldo.
Foi um ato grandioso que eu como filha de militar me orgulho muito de prestigiar.

Do palanque oficial esta era a visão que eu tinha da solenidade... 
...e registrei essas fotos do desfile a pé e com a cavalaria
Após a cerimônia, ao lado do General Goellner, um grande amigo e parceiro fiel das iniciativas que promovo na Câmara Municipal de POA, como a Sessão Solene pelo Dia do Exército, em abril

E hoje, no início da tarde, dentro do Período de Comunicações, na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, tivemos uma homenagem aos 43 anos de criação do 3º Batalhão de Polícia do Exército marcado desde a transferência definitiva para o quartel da Av. Corrêa Lima no Morro Santa Teresa. 
O proponente foi o vereador João Carlos Nedel,  progressista, colega que, assim como eu, está sempre em sintonia com as causas e datas militares.
Cumprimentei o atual comandante Rodrigo Ferraz da Silva, que representou a instituição e veio acompanhado da Banda e de muitos militares colocados no Terceiro Batalhão.


Eu e vereador Nedel com o Comandante do 3º BPE, Rodrigo Ferraz e o diploma
recebido na homenagem
A banda musical do 3º Batalhão executou o Hino Nacional
Após o meu discurso, que foi muito aplaudido, pois sempre que falo do exército, falo com o coração, fui recepcionada pelos policiais do batalhão presentes
Eles fizeram questão de registrar esta foto oficial do grupo comigo 
Esta junto ao comandante, militares convidados e ao proponente da homenagem,
Vereador Nedel






domingo, 25 de agosto de 2013

Dia do Soldado


Foto: Paula Fiori - Desfile de 7 de setembro 2012. POA/RS

Sempre me senti muito honrada em ser filha de um militar, que construiu desde moço a sua carreira e elegeu o Exército Brasileiro como sua família, sua escola de vida, que por consequência, foi também a minha, pois com ele, muito aprendi e ainda hoje aprendo.
Desde cedo então, com o exemplo do Coronel Pedro Américo Leal, passei a admirar e respeitar cada soldado em sua nobre missão de defesa da Pátria e da nossa bandeira.
E quando prestigio os eventos do Exército e reverencio suas datas alusivas, sinto o quanto estimo esta família verde-oliva e o quanto meu pai conseguiu naturalmente me ensinar seus valores militares que foram fundamentais para minha formação pessoal e profissional.
Nascer dentro do Exército foi crescer em um mundo privilegiado.
Por isso, faço pública mais uma vez a minha gratidão e presto essa homenagem ao Exército, lembrando o 25 de agosto, Dia do Soldado Brasileiro.




sábado, 24 de agosto de 2013

Casamento na família Leal


João Paulo prestes a conduzir a filha Paula pelas escadarias até o altar

O casamento da minha sobrinha Paula Mallmann Leal com Guilherme Garcia Carneiro foi maravilhoso em todos os detalhes. A começar pela cerimônia religiosa, que teve como palco a Igreja Nossa Senhora das Dores.
Essa igreja é um símbolo da história de Porto Alegre e dentro dela sentimos a magia e a beleza de um tempo passado. A construção da igreja data da primeira metade do século 19. Não havia como não olhar o casamento e ao mesmo tempo aquela arquitetura toda, a pintura do teto, o altar dourado, as imagens sacras...
A noiva, que é uma bela jovem, parecia uma princesa e o noivo estava muito elegante. No cortejo dos padrinhos, todas as madrinhas estavam de longo, assim como as duas aias, Júlia, filha da Martha, minha irmã e a Alice, irmã menor da Paula.  A mãe, Isabela estava radiante.
A Martina assistiu pela primeira vez um casamento e adorou.
Após a cerimônia, a festa foi no Salão Imperatriz do Leopoldina Juvenil numa bela decoração, com uma grande mesa para os noivos e familiares, rodeada por outras menores que acomodavam grupos de oito pessoas. 
Logo na entrada do salão, havia um bar especialmente montado, que fez grande sucesso. No balcão, onde eram elaborados drinques deliciosos, potes enormes de vidro contendo várias frutas coloridas produziram um cenário especial. O jantar foi servido à francesa, estilo que eu aprecio demais.
A iluminação delicada e a boa música deram um toque suave ao evento, que reuniu quatrocentos convidados. 
A família Leal, e especialmente o pai da noiva, meu irmão João Paulo, era só felicidade por mais uma vez estar reunida para agradecer e comemorar a vida!

Minha chegada à Igreja das Dores acompanhada da Martina, 
clicadas pelo site "Deu o Chic"

Os noivos felizes, deixando o altar
Já no Leopoldina Juvenil. Paula rodeada pela Martina, Alice e Julia e com a avó materna, Mírian

Ao lado da elegante mãe da noiva, Isabella Mallmann

Com meu genro James e Alexandre

Carmen e Pedro Américo Leal com Karin e Ailton Moraes. Pedro Américo com o pai do noivo, Luiz Carlos Carneiro e o pai da noiva, João Paulo

Duda e Felipe;Duda,Fernanda e Juliana; Marcelo e Fernanda
Aline e Patrick/ Cristina entre as filhas Gabriela e Aline/ Luisa e Luiz Otávio
Clarissa e Leandro; Carol e Thiago (os próximos a casar!); Gabriela e Rafael; Dora e Diego

Mesa da turma jovem dos Leal. Em primeiro plano João Felipe, Vitória, Carmen e Pedro
Os mocinhos da família: Arthur, Ricardo e Eduardo
O cantor Luciano Lemanski, acompanhado de músicos da Ospa e a decoração 
de Rugart Reinert, abrilhantaram ainda mais a festa
Foto oficial dos noivos. Lindos!













Chegou a Expointer 2013!


Os portões do Parque de Exposições Assis Brasil estão abertos para mais uma Expointer.
Para mim, evento obrigatório todos os anos, pois faço questão de valorizar, de conferir e demonstrar minha admiração pelo setor da agricultura, da pecuária e do agronegócio.
A Expointer é uma referência do Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo, que mostra o que há de mais atual em maquinário, tecnologia, manejo, iniciativas e produtos; é evento gerador de negócios, relacionamentos e renda para o trabalho realizado no campo e para o campo.
A nossa maior feira latino-americana de agropecuária merece o prestígio de todos. 
Confiram a programação!

                                                           http://www.expointer.rs.gov.br/inicial


Bela vista aérea do Parque de Exposições Assis Brasil - Esteio/RS










sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Minhas amigas recepcionistas


Numa das minhas idas à sede da prefeitura de Porto Alegre para uma reunião, tive que entrar correndo, pois estava em cima da hora, e, por isso, cumprimentei as recepcionistas do Paço Municipal muito ligeiro.
Na saída, fui me desculpar pela pressa na minha entrada. 
Encontrei as duas sorridentes como sempre e elas saíram com essa, que valeu meu dia: "A gente estava aqui esperando a senhora chegar para vê-la passar. É que gostamos dasenhora!"
Adorei essa manifestação de carinho, que foi registrada com essa foto que prometi postar aqui no blog:

Entre as queridas recepcionistas Carmen Luiza e Melani, que sempre me recebem muito bem








quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Visitas ilustres




Registrando as visitas que recebi esta semana no meu gabinete e no plenário da Câmara. 
Conforme a imagem acima, Dona Helena Moncks Corrêa, um amiga pessoal de longa data, veio me trazer sugestões para melhorias na mobilidade urbana, que ela, como moradora do bairro Petrópolis tem observado, o que encaminhei a EPTC.
Dois integrantes do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, o empresário Ricardo Sessegolo e o tradicionalista Vilmar Romera, foram me dar um abraço após a reunião do seleto grupo, ocorrida na tarde de quarta.
E os senhores, Afonso Abreu, Willian Ramos e Tirone Michelin, que estiveram comigo no gabinete para uma pauta em torno do Projeto Integrado Socioambiental do município.
A Câmara é um permanente espaço de convívio e troca de ideias e é inerente a missão do vereador estar sempre atento e disponível para ouvir o que vem da comunidade, o que enriquece muito o dia a dia do trabalho no legislativo municipal.