quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Tempo de ano novo

Final de ano. Momento para balanços e reflexões. Hora de pensar no ano que termina, como uma etapa vencida, e no ano que chega, como algo a nos desafiar.
Novo tempo para renovação de hábitos, de atitudes, propostas, obrigações e até mesmo de sonhos.  
Nesta virada para 2015 é a palavra "tempo" que toma conta do meu pensamento e sinto vontade de desejar às pessoas que elas possam curtir mais e dar maior valor a este algo misterioso que tem a mania de escapar das nossas mãos, até mesmo de voar, e que é a única coisa nessa vida que não conseguimos controlar, segurar, guardar, negociar, economizar ou resgatar.
Por isso, desejo, de coração, que todos nós possamos viver com intensidade O  TEMPO, encontrando nele doses de felicidade que nos alimentem. Em sintonia, compartilho este poema:


Cortar o tempo

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, 
a que se deu o nome de ano, foi um individuo genial.

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo vai ser diferente.

Para você, desejo o sonho realizado, o amor esperado, a esperança renovada.

Para você, desejo todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir,
todas as músicas que puder emocionar.

Para você, neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família seja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas...
Mas nada seria suficiente...

Então desejo apenas que você tenha muitos desejos,
grandes desejos.

E que eles possam mover você a cada minuto
ao rumo da sua felicidade.”


(autor desconhecido)














terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Feliz Natal em família

Este ano o meu Natal está sendo diferente. Estou com a família nos Estados Unidos. Trouxemos a Martina, Catharina e Marcela para a Disney, em Orlando.
Esta é uma viagem que estava traçada com muito carinho nos meus planos já há algum tempo. A vontade de trazê-las para a Disney era grande e decidi que quando a Martina estivesse com cinco anos e a Marcela com quatro, já daria para concretizarmos a proposta. A Catharina, do alto dos seus dois aninhos, veio também e acompanha muito bem o nosso pique.
Viajamos, eu, Alexandre, Juliana, Felipe, Marcelo e Fernanda e as meninas. Estamos novamente na Disney, agora com os filhos crescidos - eles revivendo a viagem que já fizeram quando crianças e vendo as filhas curtirem.
Elas estão encantadas com a magia do parque. Cada brinquedo que andam, cada cenário ou personagem que veem é motivo de muita conversa entre nós. Elas vibram e exteriorizam suas impressões. Os passeios que fazemos pela cidade de Orlando, que está completamente enfeitada, fazem parte da programação preferida delas. 
Viajar com o meu trio querido está sendo uma experiência maravilhosa. Passar esse tempo de lazer com elas, da manhã à noite, nas mais diferentes situações é poder conhecer cada vez mais as meninas e o que é mais importante, fortificar esse nosso vínculo para sempre. 
Compartilho as primeiras fotos dessa mágica viagem, com o intuito de celebrar a união da nossa família, envolvida pelo espírito desse Natal especial que estamos vivendo e que será inesquecível:

Revivendo a Disney com meus três filhos adultos.
Felipe, Juliana, eu e Marcelo

Família reunida

Curtindo a magia dos espetáculos noturnos: Fernanda com a Marcela
e eu com a Martina

Eu e Juliana com a Martina e a Catharina, que não aguentou e caiu
no sono. O uso dos carrinhos poupa um pouco as meninas porque
a programação é intensa

Juliana e suas duas princesinhas na frente do Castelo da Cinderela

Prontas para explorar o Epcot Center

Com o Alexandre

Eu e o meu filho mais novo, Felipe

Parada para um lanchinho

Turma reunida depois de um dia no parque do Epcot Center

A decoração de Natal de Orlando...

...um show de luzes

Praças e canteiros iluminados...

Com Alexandre na frente do belo cenário

Feliz por estar junto das minha pequenas. Aqui, na frente 
da árvore de Natal do hotel em que estamos hospedados









domingo, 21 de dezembro de 2014

Curtindo a "nova" Praça da Encol



Como cidadã porto-alegrense e vizinha da Praça da Encol que fui por muitos anos, quero registrar que estive lá recentemente e pude ver de perto todas as melhorias que foram entregues à comunidade após a revitalização feita depois de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a empresa Melnick Even, que adotou o espaço em setembro deste ano. 

A praça está mais cuidada, segura e organizada e ganhou novo paisagismo em alguns espaços, uma academia de ginástica ao ar livre, dez novos bancos e 16 novas lixeiras. Os bancos existentes foram repintados assim como os brinquedos das crianças. Uma grande sacadafoi delimitar um cachorródromo, que já está sendo bem frequentado, para a alegria de cães e donos.
Sempre digo que uma praça representa o coração de um bairro. Ela reúne as pessoas para um convívio saudável e democrático. As praças e parques em Porto Alegre são também como a praia que não temos.
Há muito tempo frequento a Encol e é o meu lugar preferido de levar as minhas netas. Já a tinha como lugar de passeio e passagem das minhas caminhadas, mas desde que a Martina nasceu, que é a minha neta mais velha, comecei a usufruir como se fosse uma extensão da minha casa, que ficava há uma quadra apenas dali.
Lá, costumamos fazer piqueniques e elas correm livres e sobem em árvores. A Martina é tão familiarizada com o local, que tem até uma árvore que chama de sua.
Agora, me mudei para um apartamento, mas ainda estou no bairro Bela Vista e vou continuar mantendo com este hábito com as meninas nessa praça que dá gosto de frequentar.
Nessa minha última ida tirei muitas fotos e quero compartilhar:


Praça remodelada com novos aparelhos para exercícios

O novo recanto: o cachorródromo

Canchas cercadas

Para diferentes esportes

Na Encol é comum vermos muitas cadeiras de praia levadas pelos frequentadores

Cadeiras ou mesmo cangas estendidas na grama

Muitas sombras das árvores

Amplitude e muito verde

Mesas com tabuleiros fixos para jogos de dama e xadrês

Na pracinha, uma convivência de gerações



No link, dica de como chegar à Praça da Encol, que é conhecida por este nome quando a área foi transformada em praça por iniciativa da Construtora Encol, hoje extinta. Oficialmente é denominada Praça Carlos Simão Arnt.
http://br.kekanto.com/como-chegar/quadrado-da-praca-da-encol







sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Perdemos Túlio Macedo


Registro o meu sentimento de muito pesar e consternação pelo falecimento do amigo progressista Túlio Macedo.
É uma triste perda para o PP, que sempre o teve na missão de unir o partido, de conciliar a todos, pois foi um grande líder e muito atuou pelo Diretório Municipal de Porto Alegre, do qual foi presidente.
Gostava demais do Dr. Túlio. Sempre o tive como alguém com quem podia contar e confiar e por muitas vezes estivemos lado a lado lutando pelas mesmas causas, em sintonia de ideias e pela boa política.
A notícia me pegou de surpresa em meio a uma viagem com a família e lamento não estar em Porto Alegre para comparecer a sua despedida, mas quero transmitir todo meu carinho e força à família neste momento doloroso.
Que ele descanse em paz.


 Querida lembrança que guardarei para sempre. Foto tirada em uma reunião da Executiva do PP Porto Alegre
no início do mês de novembro último. Dr. Túlio ao meu lado.











quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Salão Adel Carvalho de cara nova


Na segunda-feira, dia 15, antes do inicio da sessão plenária, os vereadores foram convidados pelo presidente da Câmara, vereador Professor Garcia, a participarem da reinauguração do Salão Adel Carvalho.
Depois de um tempo fechado para as reformas, o espaço, que fica na ala leste, foi convertido em uma sala multiuso, envidraçada, com área para exposições do Memorial e um mezanino com salas de aula da Escola do Legislativo Julieta Battistioli. Lá, devem ocorrer a partir de agora, as reuniões da Mesa Diretora.
O nosso querido ex-vereador João Antonio Dib, compareceu à reinauguração e o Professor Garcia falou a todos da alegria de concluir e entregar a obra à comunidade da Câmara.

 
Bela imagem da sala térrea captada do mezanino pelo fotógrafo da Câmara, Ederson Nunes, no momento da reinauguração 

No mezanino a sala da Escola do Legislativo que promove cursos para os funcionários da Câmara e 
atividades para o público em geral

Na mesa principal da sala

Sala que abriga o mobiliário que faz parte do Memorial da Câmara
Foto: Ederson Nunes/ CMPA

Junto aos móveis antigos do Memorial




A saber, a sala leva o nome do ex-vereador de Porto Alegre, Adel Carvalho (1890-1972), que foi empresário, jornalista e político, elegendo-se duas vezes para o Legislativo da Capital pela União Democrática Nacional (UDN): em 1955 e 1964. Na Câmara, Adel ficou conhecido por inserir poesias nos pareceres e processos e defender a educação, a habitação e a participação dos empregados nos lucros das empresas. Quando deixou o Legislativo, continuou a dedicar-se à cidade, assumindo, aos 80 anos, o cargo de mordomo da Santa Casa. Morreu em 1972, aos 82 anos.




quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Escola Ildo Meneghetti - trajetória reconhecida


             Foi um orgulho ser a portadora da entrega do Diploma de Honra ao Mérito conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, à Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Ildo Meneghetti, em solenidade ocorrida nesta terça no Plenário Ana Terra.
Fiquei muito feliz de poder, através do meu trabalho como vereadora de Porto Alegre, indicar o nome proporcionar este momento de reconhecimento a uma instituição educativa tão importante que completou 50 anos este mês.
Por meio de uma atividade desenvolvida por uma turma da Escola, denominada “rodas de memórias”, os alunos tiveram a oportunidade de recriar a história da escola ao longo do tempo. Ouviram relatos de professores e funcionárias que nela atuam há anos e, também, de alunos antigos, obtiveram diversas informações e puderam tomar conhecimento das transformações ocorridas no espaço escolar  que hoje frequentam.
Este belo trabalho reforçou a todos a importância da escola e sua valorização. 
Junto da presença das vices-diretoras, professores, funcionários, alunos e ex-alunos, pude cumprimentar a todos que lá trabalham e estudam e que junto com sua escola querida foram merecedores também do diploma.
O meu colega vereador progressista Guilherme Socias Villela, presidiu o Ato Solene. Ao final da cerimônia, assistimos a uma apresentação musical dos alunos.
Comemoramos, assim, esta data tão especial que marca uma bela e persistente trajetória dentro da educação e da formação de tantas crianças e jovens que por lá já passaram e dos que vão continuar a usufruir daquele espaço construído com tanto empenho e dedicação, onde a memória é valorizada e o conhecimento se transforma e dá frutos através de tantas propostas educativas. A escola, depois de passar por sedes diferentes desde sua fundação, hoje é uma referência do Bairro Ruben Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. 
Criada para atender a Vila Nova Santa Rosa, a escola atende também a alunos oriundos das vilas Nova Santa Rosa, Nova Gleba, Pôr-do-Sol, Vitória da Conquista, São Borja, Páscoa; dos  Conjuntos  Habitacionais Jenor Jarros e Fernando Ferrari; além da antiga Vila Dique. Carrega o nome do Governador Ildo Meneghetti, que foi por duas vezes prefeito de Porto Alegre e governador do estado do RS.
Atualmente, é a maior escola da rede municipal de Porto Alegre em número de alunos. São 1.800, atendidos por cem professores e trinta funcionários. Atende desde o Jardim até o último ano-ciclo do Ensino Fundamental.
Nada mais justo do que prestar uma homenagem a essa escola na passagem de seus cinquenta anos.  Sabemos o quanto é difícil concretizar os ideais pedagógicos e sociais dentro do ensino público e com uma comunidade escolar tão numerosa e diversificada. A Ildo Meneghetti conseguiu!


Vereador Guilherme Villela abrindo o Ato Solene

A diretora da escola, Angelita Pôrto e Silva recebendo o Diploma de Honra ao Mérito. Ao lado, o vereador Villela e a
representante da secretaria Municipal de Educação, Eliane Meleti

A diretora Angelita, emocionada e orgulhosa pelo diploma

A apresentação com canto, flautas e percussão dos alunos, conduzidos pela professora
de música, Edite Terezinha Marx

Com a vice-diretora Ana Clara Oliveira. Foi através do seu marido, 
Marcos Oliveira, um entusiasta da minha caminhada política, 
que me aproximei da Escola Ildo Meneghetti e 
realizei a ideia da homenagem

Ao final da solenidade vivi um momento para lá de especial e inesperado: alunos me pediram autógrafos! Tivemos
que fazer uma fila e assim autografei uma folha de papel para cada um. Este menino da última foto, foi correndo
buscar sua pasta para eu assinar ali mesmo, e disse que assim veria a assinatura todos os dias! 

Com duas queridas alunas depois da "sessão de autógrafos"

Toda a turma reunida 






No Jornal da Pampa


Participei do Jornal da Pampa de terça-feira e posso dizer que mais uma vez tivemos um programa maravilhoso - dinâmico, interessante e sempre enriquecido com a interação do público através dos e-mails, que são lidos no ar pela âncora do programa, Magda Beatriz.
Junto comigo na bancada de comentaristas, o professor Carlos Appel e o advogado Jarbas Lima. A apresentadora Karla Krieger deu conta dos fatos que foram notícia no dia e a Magda Beatriz, conduziu a todos.
Levei como pauta o andamento das escolhas do governador eleito, José Ivo Sartori, seus critérios e justificativas a cada nome anunciado. Destaquei a pasta da Segurança Pública e o que já nos apresenta o novo secretário, o delegado federal aposentado, Wantuir Jacini. 
Gosto do perfil dele, que ao que parece, vem na linha da tolerância zero. Ao conceder entrevistas à imprensa gaúcha já declarou que quer acabar com o uso de aparelhos celulares nos presídios gaúchos, o que me deixa esperançosa frente a onda de violência que nos  assola e quando vemos a bandidagem está à solta e a criminalidade já não tem hora nem local para acontecer.



Com a Karla Krieger no
camarim

E com a Magda na sala da produção

Com Jarbas Lima, Magda, Karla e Appel






terça-feira, 16 de dezembro de 2014

No Chanuká - de 16 a 23 de dezembro





Chanucá ou Hanucá (חנכה ănukkāh ou חנוכה ănūkkāh) é a festa judaica também conhecida como Festival das Luzes.
"Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias.
Sua origem é muito antiga. Em 165 a.C., os macabeus (um grupo de judeus) conseguiram expulsar os gregos que dominavam Jerusalém. Mas o templo local estava destruído. A Menorá, um tradicional candelabro de oito braços, estava quase apagando. Só havia óleo para mantê-la acesa por um dia. Mas, graças a um milagre, o combustível durou por oito dias – tempo suficiente para produzir mais óleo.
São considerados oito dias de alegria, quando  são mantidas algumas das tradições comuns da celebração:
Acendimento das Velas – Durante os oito dias de Chanucá: acendem-se velas em uma Chanukiá, um candelabro com oito braços enfileirados, e um suporte de velas extra chamado de Shamash, de onde as outras velas são acesas.Em cada noite de Chanucá uma vela a mais é acesa, começando com uma na primeira noite, duas na segunda e assim sucessivamente.
Sonhos Doces recheados (Sufganiot) e Bolinhos de Batata (Levivotou Latkes) – Outro costume de Chanucá é o de comer pratos especiais, principalmente aquelas fritas no óleo como sonhos e bolinhos.
Piões – as crianças brincam com piões (Svivonim) de quatro lados marcados com as iniciais Hebraicas – Grande Milagre Aconteceu Aqui (Nes Gadol Haia Pó). Também é costume dar às crianças algum “Chanucá guelt”, dinheiro para comprarem doces e brinquedos.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Inovação e tecnologia para o RS


Compartilhando o artigo da secretária de Inovação de Porto Alegre, Deborah Villela, publicado na edição de fim de semana do Jornal do Comércio.
Gestora competente e dedicada, Deborah está à frente do Inovapoa -  Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre.
Em seu artigo nos mostra o panorama da Capital e do Estado quanto a aplicação das suas respectivas leis de tecnologia e quanto a ações que estão sendo planejadas e executadas na área com o objetivo de contribuírem para o desenvolvimento do Rio Grande.













sábado, 13 de dezembro de 2014

Em dia com a academia!


Quem me conhece ou acompanha os meus relatos aqui no Blog, sabe que tenho as caminhadas como um hábito há muito tempo. 
Pois hoje quero contar que complemento o meu cuidado com a saúde frequentando também uma academia de ginástica.
Faço isso num lugar especial, muito bem equipado, que tem professores capacitados e cuidadosos que elaboram programas especiais para cada aluno. A sede fica num lugar tranquilo, rodeado pelo verde da natureza.
Por mais que às vezes a vida corrida durante a semana me impeça de manter uma frequência como gostaria, sempre que posso priorizo isso e coloco os exercícios da academia em dia, por que eles me fazem um grande bem!


Na esteira da JB Nunes, que fica na Rua Casemiro de Abreu, 
nº 1870, Bairro Bela Vista !

Mais esteiras e uma mensagem de incentivo para todos

Visão geral da Academia JB Nunes