sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Eu, fotógrafa


Adoro fotografar e a paisagem de Torres me convida a isso.Quando saio para caminhar, todos os dias bem cedinho, de manhã, vou registrando as belezas que me saltam aos olhos ao longo da minha rota.
A foz do Mampituba é um dos lugares mais deslumbrantes de Torres e está sempre me apresentando diferentes cenários, conforme o clima e o ritmo de tudo que por ali acontece.
É um lugar de muita atividade, onde passam os barcos, onde as pessoas pescam, onde o rio encontra o mar.
Compartilho algumas fotos tiradas dessas imagens reais que não me canso de ver.


Os famosos e poderosos molhes de Torres

Um dia de águas calmas. Ao fundo a ponte sobre o rio, ligando Rio
Grande do Sul e Santa Catarina

Reflexos...

Não há empecilho para curtir o Mampituba

Embarcação rumo ao mar












quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dia da Saudade


Hoje no dia da Saudade, compartilho com os leitores do blog uma das mais belas crônicas de Martha Medeiros que para mim é uma das melhores escritoras brasileiras. Ela tem o dom de exteriorizar em palavras o que vai na cabeça e no coração das mulheres. Fala da essência feminina muito diretamente, de uma forma leve, que diz tudo.



DOR QUE DÓI MAIS

        
Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Doem essas saudades todas. 
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.
Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.
Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer. 
                                                                                  

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Amizade duradoura


Sempre acreditei que as amizades feitas na infância são valiosíssimas. Quantas delas nasceram nas férias de verão e ficaram para sempre.
Tenho amigos que fiz quando criança nos veraneios em Torres, que seguiram na minha adolescência e até hoje fazem parte da minha vida. Cada encontro com eles é como se o tempo não tivesse passado e o assunto flui solto e próximo. 
Agora estou vendo isso acontecer com a Martina que desde pequena tem uma amiga de Caxias, a Marina, que encontra no verão e nos feriados. 
É lindo de vera felicidade das duas juntas, entregues aos banhos de mar, às brincadeiras na areia e à pura amizade, nascida na beira da praia.





Marina e Martina curtindo a praia de Torres, lugar de muitas amizades
de verão que ficaram para a vida toda













terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O direito dos outros



Na manhã de hoje li na coluna do colega-jornalista, Flavio Pereira, no Jornal o Sul, a opinião dele sobre a greve da categoria dos rodoviários, onde comenta: “um radicalismo que agrediu ao direito de centenas de milhares de trabalhadores”. Concordo totalmente com a publicação do jornalista, pois julgo que uma greve é aceitável, porém, sem ferir com o direito de tantos outros cidadãos de ir e vir.


Há pouco, soube que o prefeito Fortunati, pensando no bem da população, interveio sobre a situação e solicitou à justiça que os ônibus operassem com 70% da frota nos horários de pico e 50% nos outros horários. A justiça atendeu em parte o pedido, e determinou os 70% no horário de pico. 


Protesto Sim, Vandalismo Não! Parte II

Divulgo as matérias publicadas hoje nos veículos de mídia impressa, sobre o meu projeto de lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações públicas.




segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Protesto Sim, Vandalismo, Não!!!

Compartilho matéria do site da Rádio Guaíba, que traz a noticia sobre meu projeto de lei que proíbe o uso de máscaras ou qualquer meio capaz de ocultar o rosto com o propósito de impedir a sua identificação em manifestações públicas.































Para ouvir a reportagem clique no link: https://shared.com/ccj85snnie?s=l                                                                         


domingo, 26 de janeiro de 2014

Para uma bela amiga


Hoje é o dia do aniversario da Isabela Mallmann, madrinha do meu filho Felipe. 
Ela é mãe dos meus sobrinhos, Paula e Rodrigo, filhos do meu irmão João Paulo, com quem foi casada.  
A Bela, como é chamada carinhosamente pela família e pelos amigos, cresceu com a minha irmã Ângela. Elas estudaram a vida inteira juntas, no colégio, na faculdade e, por consequência natural, ficaram muito amigas e promoveram um forte vínculo entre a gente.
Essa dupla inseparável, Ângela e Bela, tinham como grandes parceiras a Ângela Lipper e a Maninha, formando também um quarteto. Na minha casa todos gostamos muito das três. Para nós, os irmãos da Ângela, elas eram mais do que amigas do peito, pareciam irmãs, era como se fizesse parte das nossas vidas também. Dessa amizade nasceu o relacionamento da Bela e do João Paulo. 
A Bela eu encontro bastante por conta do vínculo familiar que temos, mas a Lipper, que era como as gurias a chamavam para diferenciar as duas Ângela,  e a Maninha, moram longe e encontro menos. Porém, com o casamento da Paula, tive a grata surpresa de encontrá-las e foi bom demais. Conversamos muito!
Abaixo um registro dos últimos encontros com a querida Bela, que hoje está de parabéns!     


Com a bela mãe da noiva no casamento da Paula, em agosto de 2013

Entre as duas grandes amigas de uma vida - Bela e Ângela - no casamento do nosso
sobrinho Tiago, filho da nossa irmã mais velha, Inês, setembro de 2013














sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Meu editorial na VIP.RS


Com muito orgulho, compartilho o Editorial que escrevi para a 8ª edição da revista VIP.RS. Fui convidada a abordar a temática do papel das mulheres nos dias atuais.
Adoro escrever, sempre mantenho meus artigos em dia para possíveis publicações e este tema da questão da mulher está constantemente em pauta, seja nas minhas falas na tribuna da Câmara, em textos aqui no blog ou nos programas de rádio e televisão que participo.
A publicação é da Rede Vip de Comunicações, que tem no comando - dirigindo, produzindo e fotografando - o dinâmico João Paulo Longhi, o conhecido JP, também produtor do consagrado Galpão do Nativismo, apresentado pelo comunicador Dorotéo Fagundes todos os domingos cedo de manhã na Rádio Gaúcha.
Aproveito para divulgar que a revista, que tem distribuição gratuita, está circulando pelos quatro cantos da Capital e tem o vereador Bernardino Vendrusculo como capa. 

















quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Brasil de Ideias

Compartilho com o leitor do meu blog o link da Revista Voto do mês de janeiro que traz nas páginas 52 e 53 a matéria sobre o evento "Brasil de Ideias", onde é destacada a participação do Prefeito José Fortunati.
A revista Voto é um importante veiculo da mídia impressa para a política do Rio grande do Sul.




Acesse a revista na íntegra: 




quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Gostei de ver


Uma cena bonita de se ver e que para a segurança de todos nós deveria ser permanente nas areias do litoral gaúcho, assim como a presença maciça de salva-vidas.



  
Policial Militar fardado na praia em Torres













terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sulpetro em revista

Compartilho com o leitor do meu blog, a capa da Revista do SULPETRO (Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do RS) que traz os registros da confraternização de final de ano. 
Destaco a foto onde estou junto do Presidente Adão Oliveira, de Victor José Faccioni, conselheiro do TCE/RS e do vereador Kevin Krieger.



Acesse na integra a revista através do link










segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acompanhando meu fiel guardião


Depois das minhas caminhadas matinais por Torres, vem o melhor de tudo: 
 o bate papo com meu pai na varanda da casa dele.















domingo, 19 de janeiro de 2014

Meu cantinho


Hoje, vou dar uma de editora de revista de decoração e mostrar com muito carinho e orgulho o meu canto aqui em Torres.
É um apartamento de segundo andar com sacada, que tem a medida do que preciso para passar dias de aconchego com a família, onde reforcei o sempre gostoso clima da praia decorando com diversos objetos que remetem ao mar.
Espero que gostem do lugar onde eu encontro paz e me renovo.


 A mesa das refeições na sacada ensolarada

Recanto do churrasco
Pratos na parede, cabide para chapeús e bonés e porta-retrato com motivos de praia e mar
Sala de tons amarelados e azuis


Abajur de vidro cheio de conchas do mar

Minha cadeira de balanço e a cômoda patinada com porta-retratos que guardam bons momentos da família

Sapo guardador dos livros que estou lendo nas férias. 
Ele fica na minha mesa de cabeceira

O quarto das meninas. Nesse berço, que já passou pela Martina e pela Marcela, agora dorme a pequena Catharina

Casinha dentro da casa – o cantinho que arrumei para as meninas brincarem de boneca














sábado, 18 de janeiro de 2014

Álbum de Família



Assistir a um bom filme no cinema sempre foi um dos meus programas preferidos, mas, em função das minhas atividades políticas, não tenho conseguido ir e confesso que isso me faz muita falta. Então, assim que entrei em férias, priorizei as sessões de matiné e o primeiro filme que escolhi ver foi  “Álbum  de Família”,  com a Meryl Streep no papel de Violet, fazendo a mãe de Barbara, Julia Roberts.
O filme aborda uma relação familiar conturbada por mágoas do passado que não foram resolvidas no tempo certo e, por consequência natural, se encarregaram de afastar as pessoas.
Violet é uma mulher amarga e raivosa, casada com Beverly (Sam Shepard) já de idade avançada, que vive de lembranças que trazem profundas angústias.
Eles têm três filhas que moram longe e pouco se veem. Mas uma grave doença da matriarca obriga a vinda de todas e aí se desenrola a trama do filme. Numa conversa que acaba em discussão, vêm à tona todas as dificuldades de relacionamento de cada um deles.
O enredo é muito interessante, porém extremamente forte, por nos mostrar o quanto as pessoas machucam e afastam as outras com mentiras, descasos e dissimulações.
Penso que vale a pena assistir.
Para quem está em Porto Alegre, o filme permanece em cartaz  no Espaço Itaú 4, Guion Center 3, Cinemark Barra7 e GNC Moinhos 2.



Cenas do filme com as maravilhosas atrizes Julia Roberts e Meryl Streep










quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rumo à Torres


Aos queridos leitores do meu Blog, aviso que estou retornando a Torres para continuar as minhas férias, que interrompi nesses últimos dois dias para atender uma convocação político-partidária em Porto Alegre.
Esse é um tempo que dedico a minha família, principalmente aos meus pais, que estão no veraneio, mas precisam da companhia dos filhos e netos.
Ficarei em Torres até o final de janeiro, descansando e colhendo energias para a volta das atividades legislativas, que iniciam em 03 de fevereiro.
Seguirei com algumas postagens retratando um pouco desse paraíso que é Torres, compartilhando momentos familiares ou comentando assuntos que me chamarem atenção, no ritmo do verão!
















quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Missão cumprida!


Hoje, tratei dos assuntos e demandas do gabinete pela manhã, depois de dois dias em Porto Alegre por conta de reuniões políticas, mesmo estando no recesso parlamentar. 
Despachei com a Laura, que está como chefe-de-gabinete, substituindo a Daniela, em férias, e com cada um da equipe, fazendo os planejamentos até o final do mês.

Foi muito bom, porque assim retorno a Torres, tranquila, sabendo que o gabinete está andando a pleno vapor!


No sentido horário seguindo as imagens pequenas: Diego, Antônio, Laura, Carlos e Guga.
Completam o gabinete ainda a Daniela, a Cíntia e a Nicole, que estão em férias








Jornal da Pampa em novo horário


Participei do Jornal da Pampa nesta terça-feira. 
Na bancada estavam a Magda, A Karla Krieger, professor Carlos Appel e eu.  
Os assuntos foram os últimos acontecimentos e notícias da cidade, do estado e do país. A Karla informou as notícias, o professor Appel falou sobre a questão sociocultural e econômica do lixo e eu comentei e dei minha opinião sobre a mais nova onda popular do Brasil: os chamados “rolezinhos” nos shopping centers.
Antes de se entrar na discussão das causas sociais e da discriminação, os shoppings são estabelecimentos privados propostos para reunir lojistas e receber público consumidor, são espaços que têm regras e qualquer tipo de manifestação ou evento que ocorra, tem que ter autorização. Feitos sem o aval do shopping, ferem o direito dos proprietários e dos frequentadores.
O programa foi muito bom! Gostei muito desse novo horário, às 19h. 
É melhor para quem participa e para quem assiste.


 
Na bancada com Magda, Karla e Appel