Assistimos com intensidade, a partir de junho de 2013, manifestações de todas as espécies realizadas Brasil afora. Algumas ordeiras e outras tomadas de atos violentos praticados por vândalos mascarados ou com rostos cobertos.
Depredações de patrimônio público e privado abusavam do poder da polícia militar que via-se impedida de identificar os causadores de tantos danos.
Por óbvio, o legislador não pode ficar alheio a estes fatos, ainda mais quando identifica ali a carência de uma norma.
Desta forma, protocolei em 13 de setembro de 2013, um Projeto de Lei Municipal proibindo o uso de máscaras em manifestações públicas em Porto Alegre.
E depois de uma caminhada quase que solitária e por vezes exaustiva defendendo esse projeto, nesta segunda-feira à tarde o mesmo será submetido à votação no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O projeto, que já tramitou pela Procuradoria e pela Comissão de Constituição e Justiça da casa, obteve pareceres favoráveis.
Para o governo federal entrar com projeto de lei similar ao que defendo, foi necessária uma morte trágica decorrente do primeiro protesto ocorrido em 2014, no Rio de Janeiro, para que a política brasileira acordasse perante as manifestações agressivas que estão assombrando o nosso país – a morte do cinegrafista Santiago Andrade, no exercício do seu ofício de profissional da imprensa.
Elaborei a matéria visando trabalhar na prevenção, seguindo as minhas convicções de vereadora, não para “pegar” votos, nem para agradar este ou aquele.
Sou a favor de toda e qualquer manifestação pacífica e transcorrida dentro da lei e tenho para mim que quem a faz, deve fazê-la de cara limpa, se identificando e sendo identificada por sua causa. Quem picha ou quebra, que também aja dessa maneira e responda pelos seus atos.
Aguardo a sessão plenária de agora à tarde, já com a sensação de missão cumprida e certa da minha contribuição de legisladora para restaurar a ordem na cidade de Porto Alegre e amparada pelo grande anseio da população e pelo apoio vindo de colegas políticos.
Abaixo, compartilho as últimas matérias na imprensa gaúcha e os links das entrevistas que dei hoje a diferentes rádios, que repercutiram o tema e a votação:
Rádio FM Cultura: https://shared.com/a6exa03h7h?s=l
Rádio Gaúcha: https://shared.com/598vllx454?s=l
Rádio Band AM - Jornal Gente: https://shared.com/skmeqcldub?s=l
Rádio Gaúcha - Programa Polêmica: https://shared.com/ipc87jd5mu? s=l
Rádio Band - Jornal do Meio Dia: https://shared.com/5iwu4eslrh? s=l
Rádio Guaíba - Guaíba Cidades: https://shared.com/vc02g2o4ci? s=l
Rádio Guaíba - Guaíba Cidades - Opinião Taline Opptiz: https://shared.com/yz3z7zwg7l? s=l
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.