sábado, 31 de maio de 2014

Separe suas doações!


No domingo, dia 1°, acontece em Porto Alegre por iniciativa da Comunidade Judaica do RS, o Iom Mitzvah – Campanha do Agasalho 2014.
A ideia é muito especial, pois em vez de solicitarem que a população entregue suas doações de roupas de inverno em algum local, nesse dia, é a organização da campanha que faz a coleta.
É o “drive thru” da solidariedade. Caminhões identificados passam com equipamento de som ligado chamando o público e convidando a entregar as doações. Em certos casos, não é preciso nem sair de dentro casa, pois a turma pega com agilidade as sacolas jogadas pela janela.
Moradores dos bairros Auxiliadora, Rio Branco, Petrópolis, Santa Cecília, Santana, Bom Fim e Cidade Baixa, fiquem atentos ao ouvir o chamado desse mutirão do bem.
A comunidade judaica, mais uma vez, e como sempre, está de parabéns por essa bela ação de auxílio ao próximo.
Nos cartazes de divulgação, maiores informações.


 
                       









sexta-feira, 30 de maio de 2014

Rumo a junho!

Mais uma semana passou e o mês de maio acabou. Dou uma olhada para trás e vejo quanta coisa aconteceu. Alguns fatos vieram para mexer comigo, e, inclusive, nortear o meu caminho daqui para frente.
Na Câmara Municipal de Porto Alegre não se parou. Do atendimento das demandas ao cumprimento das agendas políticas, foram muitos os compromissos.
Compartilho alguns registros do que foi essa minha semana:


Solenidade de Outorga da Medalha Mérito Farroupilha à amiga jornalista Patrícia Poeta na Assembléia 
Legislativa, onde representei a Câmara.
Crédito foto: Vinícius Reis | Agência ALRS

Participação na Audiência Pública para debater as condições dos Peritos do Departamento de 
Criminalística do IGP, na Assembleia Legislativa, na foto com o Deputado Mano Changes e o 
presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais da Área Criminal (Acrigs), Eduardo Lima Silva
Crédito foto: Pedro Belo Garcia

Recebi o convite do senhor Valmor Francisco Ramos, para participar da Festa de Santo Antônio e Divino Espírito Santo que irá ocorrer no dia 08 de junho em Santo Antônio da Patrulha. Dele, ouvi que sou muito querida e bem-vinda na cidade, onde muito participei das suas festas e iniciativas no período em que fui Secretária da Cultura do RS

Com o vereador Kevin Krieger e o Presidente da Associação dos Agentes 
de Fiscalização Municipal de Porto Alegre (AAFIM), Roberto Rodrigues

Recebendo dois alunos da Faculdade Dom Bosco que vieram ao gabinete me entrevistar 
para um trabalho da cadeira de Teoria Geral do Estado, do Curso de Direito

Com Magda Beatriz, apresentadora do Jornal da Pampa, onde faço uma participação semanal como comentarista
Crédito foto: Guga Stefanello

Movimentação do Plenário: vereadores progressistas conversando sobre os projetos a serem discutidos e votados
Crédito foto: 
Desirée Ferreira/ CMPA


Visita do amigo comunicador Dorotéo Fagundes no plenário, 
comigo e vereador Dr. Thiago Duarte

Com o advogado Marcelo Souza Aiquel, amigo da minha família a longa data. Veio me visitar e buscar comigo um 
exemplar do livro Manual Prático da Representação Comercial, de 
autoria do advogado Luiz Alexandre Markusons

Na reunião da Cedecondh com os vereadores João Carlos Nedel e Alberto Kopittke, ouvindo o Supervisor Técnico 
Leonel Fernandes apresentar os dados e projetos do Instituto Geral de Perícias - IGP
 Crédito foto: Leonardo Contursi/ CMPA

Reunião semanal das liderança dos partidos preparando as pautas das sessões plenárias


No programa do Milton Cardoso, o Band Repórter, na rádio Band AM, onde participo 
todas as quintas, dia em que o espaço é exclusivamente femininoMomento para 
a foto com todas as convidadas: Cristina Giordani,Virgínia Cano e Ângela Baldino









quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pelo Direito de Manifestação, Pelo Direito de Ir e Vir




Divulgando e me solidarizando a um grupo de brasileiros cansados de ver as grandes cidades brasileiras pararem e serem tomadas pelo caos, com grande parte dos cidadãos impedidos no seu direito de ir e vir devido à manifestações de alguns que bloqueiam vias e estradas para reivindicar suas causas. Sou a favor que ocorram, desde que feitos de forma ordeira e em local organizado.
Faz tempo que bato nessa tecla, bem antes dos protestos assolarem o país em 2013. 
Ao final do texto da petição, compartilho os links das postagens onde já comentei o problema dessa prática.

À população do Brasil

Nos tempos recentes, há um claro conflito entre o legítimo direito de expressão de opiniões, reivindicações, de manifestar apoio ou repúdio ao que quer que seja e o não menos importante direito de ir e vir. 
Raro o dia em que não se veem nos meios de comunicação notícias sobre as vidas de milhões de pessoas transtornadas por conta de manifestações públicas que adotam como tática o bloqueio de grandes vias de transporte. 
Reunindo vários milhares ou apenas um punhado de pessoas, grupos organizados em defesa de reivindicações as mais diversas arvoram-se no direito de interromper ruas, avenidas e estradas, de destruir meios de transporte e equipamentos públicos a eles relacionados. Violam, assim, o direito de um número sempre muito maior, milhões nos grandes centros urbanos, de se deslocarem a seus lares, a seus trabalhos, ao encontro de suas famílias, amigos, ou compromissos, quaisquer que sejam. 
Mentes autoritárias, com profundo desprezo pelo direito alheio, terão sempre justificativas para essas ações na suposta justiça das causas que defendem ou na relevância das denúncias que propagam. As causas podem até ser justas, mas a alteração no tempo e na ordem da vida das pessoas não pode se tornar algo banal, corriqueiro. Um efeito dessa avalanche de manifestações que não titubeiam em afetar profundamente a vida das pessoas nas cidades é o descrédito e o desgaste de qualquer manifestação. Isso não é democracia, mas prepara sua destruição. 
É hora de um BASTA! Exigimos do poder público que preserve o direito de ir e vir a todos os cidadãos, não apenas aos grupos manifestantes. É deprimente e alarmante ter as forças da ordem pública assistindo passivamente ou mesmo contribuindo com o transtorno pelo bloqueio de grandes vias, preferencialmente nos horários de rush. É revoltante vermos multidões tentando chegar em suas casas ou a seus compromissos, imobilizados por horas, manietados, vítimas da passividade do poder público, acuados pela impunidade e eventual violência de manifestantes. 
Exigimos que nossos direitos constitucionais sejam garantidos, não aceitamos vê-los usurpados por pequenos ou grandes grupos que têm direito de se manifestar, mas não de impor seus pontos de vista. O direito de manifestação, assim como o de greve, precisam ser preservados e mantidos dentro de seus limites legais. Conclamamos à reação contra a escalada antidemocrática das manifestações que não respeitam os direitos elementares dos cidadãos. 

Propõem, em ordem alfabética: 

Alba Zaluar UERJ 
Carlos Alberto de Bragança Pereira USP 
Dani Gamerman UFRJ 
Elizabeth Balbachevsky USP 
Gauss Moutinho Cordeiro UFPE 
Glaura C. Franco UFMG 
Helio S. Migon UFRJ 
Luiz Felipe de Souza Coelho UFRJ 
Manuel Thedim IETS 
Marcio da Costa UFRJ 
Maria Alice Nogueira UFMG 
Maria Lígia Barbosa UFRJ 
Nelson do Valle Silva UERJ 
Renan Springer de Freitas UFMG 
Simon Schwartzman IETS 

Para assinar a petição clique aqui: 


quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mérito da jornalista Patrícia Poeta


Compareci à Assembleia Legislativa do Estado do RS representando a Câmara de Vereadores na entrega da medalha de Mérito Farroupilha à jornalista Patrícia Poeta, proposta pelo presidente, deputado Gilmar Sossella.
A cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e contou com a presença de autoridades, parentes, colegas e amigos.
Foi destacado o que a jornalista representa para o nosso estado. Através de sua profissão e da forma competente e empenhada com que a exerce, Patrícia, que é gaúcha de São Jerônimo, leva o nome do Rio Grande do Sul para todo o Brasil e para fora do país, ela que já foi correspondente da Rede Globo em Nova Iorque.  Digo mais, esta Patrícia Poeta é uma marca, uma referência do nosso estado, conhecido por formar e projetar muitos jornalistas para o cenário nacional.
Patrícia e eu fomos colegas na Faculdade de Comunicação da PUCRS, que cursei já casada e com filhos pequenos.  Nesse tempo, fizemos uma boa amizade. Mesmo com a nossas vidas profissionais tomando rumos diferentes, sempre torcemos uma pela outra. Conheço a sua caminhada e sei que ela abriu mão de muitas coisas na trilha dos seus objetivos e frente a boas oportunidades de trabalho. Uma delas é ficar longe dos pais e das irmãs.
Patrícia é uma profissional competente, batalhadora e inteligente. É uma mulher educada e generosa e de fato carrega o Rio Grande do Sul no coração de maneira muito especial, e se orgulha disso.
Quando me abraçou e disse que eu estava igualzinha, vi nela a mesma pessoa simples e querida com todos.Com seu sorriso habitual, emocionada, agradeceu Gilmar Sossella pela indicação para receber a maior honraria do Parlamento e disse que ter o reconhecimento dos seus conterrâneos e da casa do povo gaúcho, não tinha preço.
Foi muito bom rever a Patrícia e também encontrar colegas da área da comunicação prestigiando a homenagem.


Presidente da Assembleia Legislativa do RS se pronunciando
Crédito foto: Vinícius Reis | Agência ALRS
Momento da conferência da medalha
Crédito foto: Vinícius Reis | Agência ALRS
A jornalista agradecendo a homenagem
Crédito foto: Vinícius Reis | Agência ALRS
Reencontrando minha colega da FAMECOS
Crédito foto: Vinícius Reis | Agência ALRS
O colunista Paulo Gasparotto, do jornal O Sul, repercutiu a cerimônia e a
minha presença









Informativo!

Com muito orgulho, divulgo e compartilho o primeiro informativo do ano, que resume parte do trabalho realizado a partir do meu gabinete na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Abaixo, o link de acesso para leitura:

Link: https://onedrive.live.com/redir?resid=76FCB5B4B1B3A654!562&authkey=!AJK-Qje8JfXIv4g&ithint=file%2c.pdf


Imagem ilustrativa da capa











terça-feira, 27 de maio de 2014

Parceira de trabalho e amiga de vida




Hoje, escrevo algumas linhas sobre uma pessoa a quem eu quero muito bem e que, quanto mais conheço, mais vejo o quanto temos coisas em comum: Deborah Pilla Villela.
De início, e isso naturalmente já nos aproxima, ela e  eu somos filhas de políticos e crescemos vendo nossos pais, Guilherme Socias Villela e Pedro Américo Leal, colegas de partido, trilharem a vida pública em benefício de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul  e  do bem comum.
Hoje, estamos convivendo mais e trabalhando em sintonia, por estarmos lado a lado no governo municipal, ela como coordenadora geral do Inovapoa, o Gabinete de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre e eu como vereadora na Câmara Municipal. 
A Deborah é uma pessoa atenciosa, competente e comprometida com o que faz. A frente do Inovapoa está levando Porto Alegre para o mundo com projetos que estão sendo apresentados em eventos internacionais de inovação e  desenvolvimento tecnológico, motivando o empreendedorismo e atraindo investimentos e negócios para a Capital.
Para ilustrar esta postagem dedicada a ela, compartilho alguns momentos e o clima de amizade que envolveu a comemoração do seu aniversário:


Eu e Deborah muito bem acompanhadas de nada mais nada menos que três 
prefeitos e um vice-prefeito de Porto Alegre: João Antônio Dib, 
Guilherme Villela, José Fortunati e Sebastião Melo

Amigos progressistas. Celso Bernardi e Kevin Krieger, ao lado da sua Fernanda, também 
as irmãs Vânia (de preto) e Denise de Souza, e seu marido Toni, à esquerda. 

Fernanda Bermudez e Ana Pellini 

Com o Alexandre

Débora, Eu, Valéria e Melo

Quase um "selfie"

Alexandre e Elisa Gadret

Muitas amigas em volta da Deborah

Fechando com esta maravilhosa foto registrada pelo meu amigo Vitor Raskin para o 
seu site Deu O Chic. A aniversariante comigo e a amiga Maria Izabel Mattos










segunda-feira, 26 de maio de 2014

Festa multicultural


A bandeira de Israel fincada no bairro Bom Fim


Quero registrar a grande iniciativa que prestigiei neste domingo, como faço todos os anos, que foi a realização da vigésima sétima Festa na Rua.
Este é um evento da comunidade judaica de Porto Alegre, promovido pela Organização Sionista do Rio Grande do Sul, com apoio da Federação Israelita e da prefeitura de Porto Alegre.
A festividade inicia pela manhã e vai até o final e tarde fechando a Rua João Telles no bairro Bom Fim, onde, lado a lado o público é convidado a conhecer a riqueza das tradições judaicas, com apresentações culturais a todo momento e muitas bancas com artesanato e produtos típicos.
No palanque utilizado para a abertura da Festa, estive ao lado do vice-prefeito Sebastião Melo, do vereador Valter Nagelstein, do secretário de segurança, de José Freitas, Mario Cardoni, do presidente da FIRS, do Coronel Riccardi Guimarães, dentre outros.
Os representantes municipais eleitos da cidade laboratório Ir Ktaná do Colégio Israelita Brasileiro, subiram junto com as autoridades no palanque e a nova prefeita mirim foi empossada.
Mais uma vez, pude confraternizar e parabenizar os organizadores e participantes da Festa na Rua, que  congrega  a todos de forma democrática e aberta, de forma social, solidária, empreendedora, voluntária e multicultural.
Encontrei muitas pessoas queridas, pessoas que me viam e queriam registrar o encontro em fotos. O Alexandre encontrou amigos de longa data e ficou bem feliz de poder colocar os assuntos em dia, ali no meio da rua, degustando a culinária judaica e orgulhoso da origem da sua família.

Fotos: Guga Stefanello
Falando algumas palavras na Abertura da 27ª Festa na Rua; Ghedale Saitovitch, alunos do Colégio 
Israelita e Sebastião Melo

Alexandre e eu, com Mario Cardoni e Valter Nagelstein

Com o jovem rabino Daniel Presman

Rabino Mendel Liberow

Com o grande amigo do Alexandre, Mario Krumholtz

Encontrando o rabino Rabino Ari Oliszewski e sua esposa Patrícia

Com o organizador do evento Luis David Leventhal 

Ao lado de Herman Glanz, presidente da Organização Sionista do Brasil

Registro com Mimi Liberow, esposa do rabino Mendel

Passando na banca feliz e acolhedora do Asilo Padre Cacique

A todo momento uma apresentação de música ou dança

Uma panorâmica do público que encheu a Rua João Telles






Falta de muita coisa

Recomendo a leitura do excelente artigo de Percival Puggina publicado na ZH dominical e registro que comungo desse mesmo pensamento:












domingo, 25 de maio de 2014

Esperança Progressista


Uma linda imagem da bandeira do PP simbolizando o grande evento que viria
Foto: Horley Assis

O Partido Progressista de Porto Alegre teve um importante compromisso neste sábado, 24 de maio, e mais uma vez caminhou unido.
O encontro marcado foi na Câmara de Vereadores. Dali, secretários, adjuntos e diretores do governo municipal, vereadores e lideranças, saíram em caminhada rumo a Assembleia Legislativa.
Éramos muitos progressistas vestindo a camisetas do PP Porto Alegre,  empunhando as bandeiras da sigla e cantando os jingles do partido. Nem mesmo a manhã fria que fazia, de um outono com cara de inverno, foi capaz de tirar o entusiasmo da nossa gente.
Foi uma bela demonstração de força e apoio ao lançamento da pré-candidatura da Senadora Ana Amélia Lemos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do senador tucano Aécio Neves à Presidência da Republica que aconteceria no Auditório Dante Barone.
Chegando na frente da Assembleia, encontramos uma multidão vinda de todos os cantos do Rio Grande do Sul que aguardavam ansiosos pela chegada da Ana Amélia.
A confraternização entre os progressistas da capital e interior foi emocionante. 
Para quem já teve, como eu, a oportunidade de andar pelo interior em campanha, é muito bom encontrar pessoas queridas que a distância nos impede de ver mais. São amigos que fazemos e que ficam guardados para sempre no nosso coração. Essa é uma parte que acho maravilhosa da vida política.  A gente não esquece de quem estende a mão e simpatiza com o nosso trabalho e eles não esquecem quem passa por sua cidade levando boas ideias e renovação.
Para dar uma noção da felicidade que isso proporciona, encontrei um casal de São Sepé, o Volney e a Shirley, que conheci em 2006 na época da campanha ao Senado Federal, e revi em 2010 na campanha à Deputada Estadual. O gosto dessa amizade é de ambrosia. Explico: na minha primeira visita à cidade provei a ambrosia feita pela Shirley, adorei, elogiei e disse que era a melhor ambrosia que eu já tinha comido na vida. Quando voltei, quatro anos depois, fui surpreendida novamente pelo carinho deles me oferecendo o doce. Hoje, foi muito bom poder abraçá-los mais uma vez.
Depois dessa concentração afetiva, entrei na Assembleia e fui para o Salão Julio de Castilhos, onde aconteceria a entrevista coletiva para a imprensa. Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas de vários veículos de comunicação sentados em frente a uma mesa, aguardavam a chegada dos pré-candidatos. Assim que eles chegaram, passaram a responder as perguntas. 
Uma não vou esquecer, e vou cobrar:  Aécio Neves defendeu a necessidade de uma política de segurança mais efetiva – é o que o povo brasileiro, assolado pela violência e pela criminalidade, implora.
Feito isso, todos foram para o Dante Barone que já estava completamente lotado. Foi impressionante e emocionante ver a dimensão alcançada pelo o evento. 
Importantes políticos brasileiros conhecidos dos três partidos que formam a coligação para as próximas eleições – PP, PSDB e Solidariedade - estavam presentes, como Espiridião Amim, Antonio Anastasia e Paulinho da Força. Prefeitos, vice-prefeitos, bancadas federias, estaduais e municipais progressistas compareceram em peso, além de colegas das outras duas siglas.
A esplanada da Assembleia, a Praça da Matriz e as ruas em volta estavam tomadas, pois muitos não conseguiram entrar e acompanharam o que se desenrolava lá dentro por telões.
Ouvimos os discursos das lideranças e dos pré-candidatos.
A senadora declarou que a candidatura à Governadora do Estado do Rio Grande do Sul será o maior, mais difícil e mais honroso compromisso da sua vida e que seu nome a partir de agora é Esperança – a palavra-chave da sua campanha. Aécio elogiou Ana Amélia e a definiu como uma política completa e a "grande novidade" no cenário político nacional. 
Nós gaúchos sabemos disso acompanhando daqui, o seu mandato de senadora em Brasília, que acumula as melhores avaliações.
Pelas 17h o evento se encerrou, colocando o Partido Progressista mais próximo das eleições de outubro e da possibilidade de mudança, de forma firme e corajosa, apresentando sua candidata, que, foi aclamada e semeou esperança.
As fotos abaixo resumem tudo isso:


                                   Saída da Câmara. Muito entusiasmo e sorriso no rosto
                                                                                                           Foto: Paula Fiori

Progressistas de Porto Alegre subindo a Rua Duque de Caxias runo à Assembleia Legislativa
Foto: Fabio Paranhos



Com Fernanda jardim, esposa do Kevin, "vestindo a camiseta" e exibindo 
com orgulho a sigla do meu partido
Foto: Fabio Paranhos



PP Porto Alegre unido rumo à Assembleia

Encontrando muitos amigos queridos do interior, como o ex-prefeito de Butiá, Fernando 
Lopes e sua esposa; e o Volney e a Shirley, a responsável pela ambrosia mais 
deliciosa da face da terra, à direita
Foto: Daniela Souza
E amigos de longa data como Sérgio Turra, de Marau e Nestor Zanonato, de Farroupilha
Foto: Daniela Souza


Esplanada lotada de progressistas de todo o RS
Foto: Guga Stefanello

No Salão Julio de Castilhos a entrevista coletiva de Ana Amélia e Aécio Neves
Foto: Paula Fiori
O Auditório Dante Barone ficou pequeno 


O presidente do PP RS Celso Bernardi se pronunciou nesse importante momento do partido
Foto: Guga Stefanello


Momento do discurso do pré-candidato à presidente  
Foto: Guga Stefanello

Discurso da senadora pré-candidata à governadora
Foto: Guga Stefanello

As candidaturas ao governo estadual e federal simbolizadas nas duas bandeiras e na união de 
representantes dos três partidos políticos
Foto: Guga Stefanello

A senadora despertou forte emoção na platéia quando finalizou seu discurso com a frase:" Meu nome é Ana Amélia, mas podem me chamar de Esperança a partir de hoje".