Tenho acompanhado o trabalho dele e da equipe da Smacis e posso dizer que Porto Alegre avançou muito nessa gestão municipal em termos de ações e melhorias pensadas para as pessoas portadoras de necessidade especiais.
Nossa Porto Alegre já tem seu Plano Diretor de Acessibilidade, que programa acabar com obstáculos para pessoas com deficiência nas ruas do município, facilitando a circulação da população com mobilidade reduzida e deficiência visual, trabalho nascido das políticas da secretaria, criada em julho de 2005 durante o governo José Fogaça e ampliada na administração do prefeito Fortunati.
Como vereadora de Porto Alegre fui me colocar à disposição para sempre divulgar e ser útil no que for preciso.
No dia da abertura da Copa do Mundo, estive na Fan Fest, que está instalada na área do Anfiteatro Pôr do Sol, e pude ver de perto como as iniciativas da Smacis estavam sendo utilizadas.
Em parceria com a EPTC e a Carris, foram disponibilizadas linhas especiais com ônibus adaptados para levar pessoas com dificuldade de locomoção e outras necessidades nos dias de jogos no Beira-Rio, dando atendimento desde a chegada na cidade até as principais atrações, saindo das Estações Especiais. Um outro ônibus foi adaptado para levar até o estádio com conforto e segurança, e como bem disse o secretário, com respeito e dignidade às pessoas com deficiência.
Aos que chegam de carro até as proximidades do Beira-Rio há cinco carros elétricos que levarão os cadeirantes do ponto de desembarque, nas imediações do viaduto Dom Pedro I, até o estádio. Interessante que isso age também na questão ambiental, já que não poluem e tem baixo ruído, próprios para trafegar próximos das pessoas, sem prejudicá-las na caminhada.
E para informar todas as estruturas disponíveis, foi confeccionado e está sendo distribuído o Guia da Acessibilidade, um mapa turístico da capital gaúcha que destaca os estabelecimentos acessíveis e reconhecidos por meio do Selo de Acessibilidade, concedido pela secretaria. Também estão assinalados os diversos eventos que ocorrerão no entorno da rota denominada Caminho do Gol, que inclui a Fan Fest e a Estação Acessibilidade.
Penso que é por demais importante ressaltar o empenho da Secretaria da Acessibilidade nesse período de Copa e em todas as suas políticas públicas voltadas para este público de cidadãos especiais em todos os sentidos.
Abaixo compartilho o link para baixar o arquivo do Guia em PDF:
Conhecendo os projetos e dados da secretaria |
Foto ao lado do secretário Raul Cohen para registrar minha visita à Smacis Cadeirante utilizando o ônibus adaptado para acesso ao entorno do Beira-Rio Foto: Fabio Goulart/ PMPA |
Os carros elétrico que levam pessoas com dificuldade de locomoção e idosos ao estádio Foto: Fabio Goulart/PMPA |
O transporte trafegando no Caminho do Gol Foto: Divulgação PMPA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.