sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Fechando o mês

No extenso mês de outubro em que tivemos as eleições em dois turnos, a minha vida se voltou ainda mais para a política e nessa última semana, aos poucos, o ritmo foi voltando ao normal.
Fiz minha parte também neste segundo turno, multiplicando votos, distribuindo material, adesivando carros, fazendo caminhadas e bandeiraços e a sensação que ficou foi a de missão cumprida.
Fui testemunha de que os porto-alegrenses que queriam a vitória de um modelo diferente de governo do que está hoje no poder, vestiram verde, azul e amarelo e foram para as ruas, se engajando nas campanhas de forma espontânea, limpa e positiva por um Brasil melhor.
Compartilho algumas das minhas agendas desta semana pós-segundo turno:


Movimentação de plenário. No painel a votação e aprovação da moção de repúdio apresentada pela bancada do PP protocolada em maio pela veiculação de apresentação musical imprópria na TVE, a televisão educativa do Estado
Foto:Ederson Nunes

Numa reunião com o presidente estadual do partido progressista, Celso Bernardi

Fui convidada pela TV BandRS a dar meu depoimento sobre os 80 anos da Rádio 
Bandeirantes AM, que depois passou no jornal Band Cidade da emissora 

Compondo a bancada de comentaristas do Jornal da Pampa, junto com Jarbas Lima, Carlos Appel e os jornalistas 
Magda Beatriz e Farid Germano Filho

Com o meu colega vereador Guilherme Villela, antes do início da sessão de quarta-feira, 
que ele presidiu

Concedendo entrevista à reporter Luiza Lorentz para a TV Câmara, que me perguntava o 
que motivou a bancada progressista a apresentar a moção de repúdio 

A reunião semanal da Cedecondh, comissão que integro e sou vice-presidente na Câmara, foi conjunta com a Comissão de Educação e Cultura e se realizou no Plenário Otávio Rocha. Na pauta, discussões para a garantia da continuidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, EPA

Na reunião de Liderança com a presidência e diretoria da Câmara e demais vereadores líderes dos partidos

Me pronunciando na tribuna do plenário sobre um tema recorrente: a falta de segurança dos porto-alegrenses

Ao lado da atriz Graça Garcia que veio divulgar o curta-metragem gaúcho "Gildíssima" que será lançado amanhã no Santander Cultural.O filme retrata a vida e a história da jornalista Gilda Marinho, figura pública muito conhecida em Porto Alegre, que marcou época








quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Parabéns aos 02 anos de atividades do CEIC!





Centro Integrado de Comando de Porto Alegre, o CEIC, comemora 02 anos de existência e de serviços.
É a tecnologia a serviço do cidadão através do monitoramento de diversos pontos da cidade com o registro de flagrantes diários feitos por mais de 800 câmeras com acompanhamento e equipe 24 horas, configurando um novo patamar da segurança municipal.
Integra diversos órgãos municipais e parceiros. Atuam no local equipes dos seguintes órgãos: Guarda Municipal, Samu, Defesa Civil, Eptc, Procempa, Fasc, Demhab, Dep, DMLU, Dmae, Smam e Smic, além das parcerias com órgãos estaduais, como a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, e federais de segurança.
O CEIC oferece uma visão integrada das ocorrências, agindo na prevenção e no pronto atendimento, acionando serviços e permitindo um cuidado ainda maior com a cidade e os cidadãos.

Assista neste vídeo, um resumo de ocorrências e flagrantes diários desses dois anos de atuação:








Informação é tudo!


Notícia a ser comemorada! Muito esperada pela população de Porto Alegre. Algo que vem para beneficiar os usuários do transporte público, facilitando a informação e contribuindo e muito para a qualidade da mobilidade de Porto Alegre:
Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), começa a instalar neste dia 30 de outubro, placas padronizadas informando quais os ônibus que atendem aos pontos de embarque e desembarque da Capital.A EPTC, que elaborou o projeto, vai instalar placas informando quais os ônibus que atendem aos pontos de embarque e desembarque da Capital.
Os primeiros modelos de placas informativas serão instaladas na avenida Cristovão Colombo, próximo a Benjamin Constant, com a presença do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari e técnicos da empresa, simbolizando o início da operação. 
Foram criados três modelos de placas: dois para as paradas comuns (40cm x 60cm e 60cm x 80cm), informando o nome e o número das linhas, com as cores respectivas dos consórcios; e um para as do tipo Parada Segura (90cm x 110cm), que terão as mesmas informações das comuns, mais o itinerário e o primeiro e último horário de funcionamento da linha.
O diretor-presidente da EPTC informa que em Porto Alegre, temos mais de 5,6 mil pontos de parada e que a implantação começará em algumas avenidas importantes, como Cristovão Colombo, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro e Érico Veríssimo. Depois seguirão para o interior dos bairros. 
Capelari ressalta que o projeto está inserido em um contexto onde a informação aos usuários é a prioridade. 
Além dessa iniciativa, quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar com o fone 156, Fala Poa, e 118, da EPTC, para se informar sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. 
Para outras informações, também existem os sites da EPTC, PoaTransporte e Google Maps, opção Transporte,  ambos podem ser acessados também por celular e tablets com acesso a internet. Neles podem ser consultados os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi da Capital.
Conheça o modelo das placas informativas que em breve veremos por toda a cidade:










quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Data comemorativa do dia de hoje:





A data da fundação da Biblioteca Nacional pela Corte Portuguesa no Rio de Janeiro, lá em 1810, foi escolhida para ser o Dia do Livro no Brasil.
O livro é um objeto cultural que deveria estar nas mãos de todas as crianças e cidadãos, nas prateleiras de todas as casas, em quantidade nas escolas, para que o seu poder de despertar a criatividade, o conhecimento, o imaginário e a reflexão, fosse diário e permanente.
Mesmo com as novas tecnologias e “ameaças” de fazer o livro migrar para o mundo eletrônico, para mim, nada vai substituir o cheirinho do papel, a  admiração de uma bela capa e a relação que cada pessoa estabelece com seu exemplar, os lugares onde gosta de ler e guardar seus livros.
Livro é algo tão especial e íntimo que muitos sequer gostam de emprestar! 
Acredito que para conquistarmos uma sociedade com mais qualidade de vida, é preciso que sejam alcançadas ferramentas para seu desenvolvimento social e cultural, e entre elas, sem dúvida, estão os livros e prática da leitura.
Lembrando: na sexta-feira dia 31 às 19h, inicia a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.
As feiras do livro se propõem com sucesso a agir no sentido de democratizar mais o livro, por isso o nosso tradicional evento literário instalado na Praça da Alfândega é uma parada obrigatória. Não deixe de conferir!






terça-feira, 28 de outubro de 2014

28 de outubro - Dia do Funcionário Público


Meu agradecimento especial pelo trabalho de todos com quem convivo e conto no exercício diário da função de vereadora na Câmara Municipal de Porto Alegre:






segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Contra a exibição de vídeo imprópio em televisão educativa




Site Camarapoa/ Imprensa/ Notícias

27/10/14

Plenário

Aprovada Moção contra exibição de vídeo das Putinhas Aborteiras pela TVE

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na sessão ordinária desta segunda-feira (27/10), por 12 votos favoráveis, 11 contra e duas abstenções, Moção de Repúdio pela apresentação, pela TVE, de "vídeo atentatório à moral e aos bons costumes e ofensivo à figura do Papa Francisco". A moção é uma proposição da bancada do Partido Progressista (PP). O vídeo a que se refere a moção foi exibido no dia 5 de maio de 2014. A Moção é assinada pelos vereadores Mônica Leal, João Carlos Nedel e Guilherme Socias Villela.
Conforme a bancada do PP, "um grupo chamado Putinhas Aborteiras serviu-se de um linguajar chulo, de baixo nível, agredindo a moral e os bons costumes do povo brasileiro, além de fazer ofensas ao Papa". Para os autores da moção, "é inadmissível que a TV Educativa tenha dado guarida a uma manifestação dessa natureza".

Nova votação
Devido a pequena diferença na votação, foi solicitada pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) a renovação de votação da Moção




Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
          Mariana Kruse (reg. prof. 12.088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062) 






Rádio Bandeirantes AM completando respeitosos 80 anos!


Registro os meus parabéns à Rádio Bandeirantes de Porto Alegre pelos seus significativos 80 anos de competência e serviço em jornalismo e rádio.
Conta-se a trajetória de atividades desde a Rádio Difusora, já localizada nos 640 MHZ do AM, que estreou num 27 de outubro de 1934 e que em 1980 foi adquirida pela rede Bandeirantes, passando a se chamar Rádio Bandeirantes.
A Band AM, como hoje também a chamamos, é feita por um time de profissionais que muito admiro e dos quais sou ouvinte assídua desde cedo de manhã, quando ouço o “jornal do guris” como eu chamo, que é o Jornal Gente, tão bem apresentado por Fernando Albrecht, Ozíris Marins e Afonso Ritter.
Não há como citar todos os excelentes comunicadores, jornalistas, técnicos e diretores que lá estão todos os dias comprometidos com a informação correta e verdadeira que é passada aos gaúchos, mas todos têm a minha admiração pelo trabalho incessante que realizam.
Tenho participado do programa Band Repórter, capitaneado pelo Milton Cardoso, que faz a noite das quintas-feiras exclusiva para comentaristas mulheres e sempre é um prazer ir até a Bandeirantes, ser recebida em seus estúdios e conviver algumas horas com uma equipe tão especial, que gosta do que faz e que é valorizada por isso dentro do Grupo Bandeirantes de Comunicação.
A cada ano reforço mais o sentimento que tenho pela Bandeirantes: a confiança em uma rádio que exerce com paixão o ofício de comunicar e que por isso leva informação com tanta credibilidade aos lares gaúchos.


Em diversos momentos em que participei dos programas da Bandeirantes AM. 
Com os queridos jornalistas Milton Cardoso, Diego Casagrande, Ozíris Marins, Fernando Albrecht, Guilherme Baumhardt e equipe do programa Hora Israelita


Na tarde do dia 27 de outubro, homenageei os 80 anos da Rádio
 Bandeirantes no na tribuna do Plenário da Câmara Municipal de
Porto Alegre





sábado, 25 de outubro de 2014

Semana de superação


Completando talvez a semana mais difícil da minha vida política nos últimos anos. Contabilizando melhor, os últimos quinze dias mais difíceis, quando, num período de extrema exigência de trabalho por conta da reta final da campanha eleitoral, tive que conviver com a dor de uma pedra nos rins que me apareceu.
Diagnosticada, procurei médicos especialistas e acertei na escolha. Frente a minha realidade política, já entrei falando que a última coisa que poderia acontecer comigo nesse tempo, era baixar hospital. Primeiramente ficaram surpresos, mas, depois de uma boa explanação que fiz, logo entenderam que o meu tipo de atividade não me permitia tirar uma licença. Ou seja: estando totalmente dedicada a campanha de segundo turno, me empenhando 24 horas pela eleição do candidato ao governo do Estado oficialmente apoiado pelo meu partido, com uma agenda de atividades de rua – bandeiraços e caminhadas -  de diferentes reuniões, de fatores surpresa que surgem e têm que ser resolvidos em mais reuniões, eu não podia parar para tirar a pedra!
Foi engraçado, mas eu tive que dizer que a única coisa que eu tinha a fazer era tirar o PT do governo.
Pois os doutores Alexandre Gorziza e Lucas Teixeira abraçaram a minha missão e me mantiveram ativa e sem dor por esses dias todos, sem eu ter que interromper meus trabalhos – sim, porque a rotina como vereadora manteve o mesmo ritmo de compromissos, na comissão que integro e sou vice-presidente, com a bancada do Partido Progressista da qual sou líder, nos despaches no gabinete e nas sessões plenárias.
O mais curioso nisso tudo é que a conversa no consultório sobre política, sobre o meu momento político, rendeu um interesse maior e um engajamento do dr. Alexandre e dr. Lucas, que abasteci os mesmos de várias bandeiras e muitos adesivos para eles também saírem pela cidade, como eu, multiplicando votos e espalhando a ideia de mudança na administração do RS e do Brasil.
Abaixo, um apanhado dessas atividades que só realizei pela competência e compreensão desses dois excelentes profissionais e da ajuda da Nossa Senhora das Graças, pois com o tratamento clínico, a tal pedra foi expelida naturalmente:


Utilizando a tribuna do plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre

Vereadores recebendo o presidente da ABAMF, Associação Beneficente Antônio Mendes 
Filho da Brigada Militar, soldado Leonel Lucas, que veio tratar de projeto de lei 
apresentado na casa referente à categoria 

No plenário com a vereadoras Lourdes Sprenger e Jussara Cony, quando escutávamos 
do presidente da casa. professor Garcia nos falava o quanto é importante a presença 
feminina no parlamento

Na Caminhada com Sartori que percorreu ruas do Centro de Porto Alegre. Aqui na linha de frente com mulheres
apoiadoras do candidato

Bandeirando na Praça da Encol e rótula da Av. Nilo Peçanha multiplicando 
votos para Sartori e Aécio

Na sede do Inovapoa em reunião com a Secretária de Inovação e Tecnologia de Porto 
Alegre, Deborah Pilla Villela, para discussão de projetos em comum e troca de ideias

Na bancada do Jornal da Pampa. Com Karla Krieger, a apresentadora Magda Beatriz, 
Farid Germano Filho e Luiz Coronel

Convidadas do programa Band Repórter de Milton Cardoso, na noite de quinta-feira, que é exclusiva das mulheres no microfone: Miguelina Vecchio, Milton, eu, Daniela Alves e Kizzy da Costa. Fizemos um programa muito bom com pautas variadas sobre política, partidos, quota de mulheres, coalizões, projetos de governo, ética, coerência, saúde, educação e segurança

Fazendo o uso da palavra, convidando a todos a votarem pela mudança, no ato político de mobilização em apoio à 
candidatura Sartori na Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre 

Encontrando o jornalista Guga Stefanello: fiz um pit Stop no posto para distribuir material 
de campanha e multiplicar votos...

...antes de ir para a Praça da Encol onde centenas de pessoas se
reuniram de corpo, alma, coração e bandeiras na missão de
mudar o Rio Grande e o Brasil no domingo

Nessa incrível semana ainda consegui buscar a Matina no
 colégio e juntas fomos ver a bela exposição de flores que
está no Bourbon Country


Reunião de planejamento da mobilização do PP POA para o trabalho
 de fiscalização que vamos fazer no domingo junto às sessões de
votação, com distribuição das pessoas pelas zonais.
 









sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Rumo à vitoria!

Participando junto com minha equipe da grande mobilização na Esquina Democrática, no Centro Histórico de Porto Alegre, em apoio a candidatura Sartori!
Bonito de ver a união de muitos gaúchos que, como eu, acreditam numa real mudança para o Rio Grande do Sul.
Rumo à vitória no dia 26!













Convite pessoal e intransferível


Convido os amigos confiantes na mudança para lotar a ESQUINA DEMOCRÁTICA com muitas bandeiras HOJE AO MEIO-DIA para ATO POLÍTICO com a presença do CANDIDATO JOSÉ IVO SARTORI.

Rumo à vitória!



 










quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O bem vence o mal


Acompanhei com atenção e expectativa o desenrolar da polêmica criada a partir de um comentário do candidato do PMDB, José Ivo Sartori, sobre o piso salarial dos professores gaúchos, que muito repercutiu e que foi utilizado até a exaustão pela oposição.
A coordenação de campanha de Sartori, em seguida ao fato, emitiu um pedido público de desculpas e  um comunicado de que foi utilizado um trecho de 27 segundos de uma entrevista de 54 minutos retirada de um contexto maior. Em seu programa para a TV, citou o caso mais de uma vez e disse que a campanha do PT estava fazendo de tudo para manchar a sua reputação, que sempre respeita os adversários.
Pois, no final da noite desta quarta-feira foi publicada a notícia de que o TRE –Tribunal Regional Eleitoral, proibiu a campanha petista de usar a gravação de Sartori sobre o piso do magistério que cita a loja Tumelero. Foi ganha uma liminar que suspende a reprodução da propaganda no rádio e na TV, sob pena de multa de R$ 2 mil para cada inserção.
Foi aceito o pedido que alegava que a inserção da campanha petista teria utilizado "recursos de computação gráfica, montagem, trucagem, inclusive buscando ridicularizar o candidato Sartori”, ferramentas que são expressamente vedadas pela lei eleitoral.
Segundo a notícia, a equipe de mídia da campanha de Tarso vai cumprir a decisão e já providenciou a substituição da propaganda.
Para mim, isso só vema provar que o bem vence o mal. Por mais que aos fazedores da má política busquem diferentes estratégias e artimanhas para distorcer a imagem do adversário de forma indevida ou manipulada, a questão acaba se esclarecendo quando mentirosa.
Esse exemplo comprova o quanto os petistas são raivosos e trabalham de antemão na linha de denegrir os opositores, custe o que custar.
O candidato a presidente Aécio Neves passa pela mesma situação no confronto com a Dilma Rousseff, tanto que gravou para seu programa que foi ao ar ontem, um depoimento contundente sobre o modelo de atuação do Partido dos Trabalhadores contra sua candidatura, deixando uma mensagem memorável ao povo brasileiro que todos deveriam ouvir com muita atenção.
Fico feliz por esta decisão em favor do Sartori que, tenho certeza,  jamais  trataria a classe dos professores com descaso, sabedor da sua importância para o desenvolvimento do nosso Rio Grande.

Mônica Leal - jornalista, vereadora do PP Porto Alegre, líder da Bancada Progressista

 
Imagem de Sartori durante a referida entrevista ao portal Terra




quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ideias defendidas com coragem


Tenho uma grande comunhão de ideias com Marcel Van Hattem. Admiro quem tem posição e as defende. Me sinto muito afinada com ele, pois lutamos igualmente pela boa política e por um Brasil mais decente, como também busca o nosso candidato ao Piratini, José Ivo Sartori, um homem simples, experiente e de palavra que está fazendo uma campanha positiva e respeitosa. 
Com apenas 20 anos Marcel foi vereador de sua cidade, Dois Irmãos. Hoje, com 28, já traz um vasto currículo, trilhado dentro de uma conduta firme e honesta de quem segue suas convicções. Ele concorreu a deputado estadual nessas eleições, conquistou 35.345 votos e é o 1º suplente do Partido Progressista.
Este jovem de sucesso na política trabalha com um entusiasmo e uma certeza que se destacam. Ele com um megafone na mão faz chover. Como está demonstrando nessa campanha eleitoral, trabalhando muito para multiplicar votos para Sartori e Aécio.
Quero compartilhar este vídeo gravado na Caminhada da Mudança em apoio à candidatura Sartori/ Cairoli que aconteceu nesta terça, dia 21, pelo Centro de Porto Alegre, onde estamos juntos caminhando para mudar o Rio Grande e o Brasil. Penso que a alternância do poder é o princípio básico da democracia.



Marcel no palanque ao lado de José Serra e Sartori, onde foi convidado a subir