quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dia histórico

Fui uma cidadã brasileira presente em todas as manifestações que clamaram pela mudança aqui em Porto Alegre e que este 31 de agosto de 2016 efetivou. 
Hoje, o Brasil assistiu ao passo final rumo à retirada definitiva do PT do comando da Nação, num processo que revelou escândalos morais, econômicos e políticos agravados por diversas manobras e ilegalidades que foram condenadas junto com a presidente Dilma Rousseff.
Que sirva de lição. O sentimento é de esperança. Que a política nacional passe pelas reformas necessárias e que um dia tenhamos uma maioria de políticos íntegros e decentes nesse país.


Para Pedro Americo Leal. Pai, permanecerás eterno em meu coração




terça-feira, 30 de agosto de 2016

Fiquei orgulhosa e emocionada de falar na missa em homenagem ao meu pai

Coube a mim falar em nome dos sete filhos do cavalheiro, do cidadão, militar, homem público, ou simplesmente pai, que foi Pedro Américo Leal.
Além de pai, ele foi um exemplo para cada um de nós.
Entre os tantos conselhos e ensinamentos que nos deu em vida, ele plantou em nós o precioso senso de união familiar.
Nós crescemos escutando seu brado em forma de apelo: "Não descuidem da família. Haja o que houver, permaneçam unidos, pois os desencontros fazem parte da vida, não são surpresas, mas nada pode separar os irmãos.”
Creio que todos achavam aquilo meio exagerado, mas já existia nele uma preocupação com a "passagem de bastão no revezamento da vida”, como dizendo que um dia fatalmente isso ocorreria e não poderíamos prever quando, mas, ao ocorrer, que nos encontrássemos unidos.
O cultivo dessa união baseada no amor que ele nos ensinou, junto com sua amada Carmen, será sempre um tributo que vamos prestar a ele e passar de geração em geração.
Reflito e afirmo que sem essa postura e conduta dele, não seríamos o que somos.
Outros sentimentos que ele muito valorizava eram o de ter gratidão e de ser generoso e tinha como regra de ouro a máxima de não fazer aos outros o que não queremos que façam conosco e nisso entrava também o permanente cuidado com o outro.
Uma característica sua era espalhar animados “Bom dias” e receber de volta a mesma saudação.
Tenho essa lembrança de quando, ainda menina, perguntar um dia num passeio a pé, de como ele conhecia tanta gente, ao que ele de pronto me respondeu: Nem todo mundo que cumprimentei eu conheço. Saudar pessoas conhecidas é uma regra básica da convivência e saudar quem não conhecemos é um ato de generosidade que devemos praticar sempre".
Com aquele gesto simples, espalhava gentileza por onde andava.
Ele imprimiu em cada um de nós, talvez pela sua história de órfão de pai ou por influência da carreira militar, um valioso espírito de luta, honra, dever e disciplina, assim como a noção de trabalhar e se comprometer com tudo que fizéssemos.
Ele nos ensinou que palavra dita é palavra sagrada! Que missão dada é missão cumprida! Que Amigo não faz favor, presta serviço!
Como psicólogo, junto com uma sabedoria nata dos profetas, nos aconselhava frente a um obstáculo da vida, dizendo: "Agora te distancia do problema para que consigas vê-lo com exatidão e não com emoção, pois só assim conseguiras resolver".
Seu sobrenome Leal, que ele trouxe para Porto Alegre vindo do Rio de Janeiro, é o nosso nome e nosso maior patrimônio.
Digo com muita emoção, que foi um privilégio e uma benção contar com sua mão solidária, seu olhar confiante, seu sorriso verdadeiro e seu ombro amigo de pai por tanto tempo em nossas vidas.
Nesses últimos tempos, mesmo tendo que cuidá-lo ainda mais, sentimos que ele ainda nos cuidava com sua sábia quietude.
São essas as palavras que deixamos hoje em memória e homenagem, e em profunda gratidão ao nosso eterno porto seguro.
Muito obrigada por suas presenças.









Compartilho aos amigos o convite para missa em memória do meu pai








segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Juntos por um Brasil melhor

Compartilho hoje o depoimento de Marcel Van Hattem, que registra seu incentivo a minha caminhada rumo à Câmara Municipal de Porto Alegre. Tenho uma identificação natural com a atuação convicta e posicionada deste jovem deputado estadual. Nos últimos tempos estivemos juntos por um Brasil melhor.

domingo, 28 de agosto de 2016

Pichou, pagou!

A restauradora Alice Prati é uma autoridade no combate à pichação e no oficio de restauração e manutenção dos monumentos em Porto Alegre. 
Receber seu aval e contar com a sua parceria só reforça a minha certeza de estar no caminho certo quando coloco a preservação do patrimônio da cidade em pauta nas minhas ações.
O Disque-Pichação (153) e o Projeto de Lei que obriga o pichador a reparar e custear o dano causado são exemplos disso.



sábado, 27 de agosto de 2016

Iniciando minha campanha

Nesse sábado, em Porto Alegre, aconteceu a largada da minha campanha a vereadora.
Meus familiares e amigos apoiadores, completamente engajados, trouxeram seus carros para adesivar. 
Foi muito bom sentir o carinho das pessoas ao me avistarem colocando perfurites. Elas se aproximavam, diziam que estavam torcendo por mim, foram diversas manifestações afetuosas.
Legal,também, foi quando um candidato de outro partido pediu minha propaganda. Gosto dessa forma respeitosa e alegre de fazer campanha. 



































sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Dia Internacional da Igualdade da Mulher

Todos temos a obrigação de levantar a bandeira da luta pela igualdade em todos os campos da sociedade. O Dia Mundial da Igualdade Feminina vem para nos lembrar que as mulheres já avançaram muito, mas que a vigília tem que ser permanente. Eu sou uma incentivadora da presença da mulher na política!

Policiamento nas ruas já!

Queremos segurança! 
Tolerância zero com a bandidagem! 
Tem que ser agora, já, neste momento!
Chega de blá, blá, blá.








quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Meus amigos,

Ainda sob a forte emoção da perda do meu pai, Pedro Américo Leal, mesmo sendo difícil me expressar, pois me faltam palavras nessa hora, eu gostaria de agradecer a todos que se manifestaram me enviando mensagens e comentários. 
Quero dizer a vocês que li cada um e que me senti recebendo um imenso afago no coração, que muito me confortou. 
Fiquei extremamente emocionada com a infinidade de depoimentos lembrando o cidadão, o militar, a figura pública e o profissional respeitado e querido que ele foi. 
Me despedi do meu pai e também de um amigo, do meu exemplo de vida e  do meu porto seguro.
Ao final da cerimônia de despedida, ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado, nosso bravo guerreiro recebeu honras fúnebres militares, com uma salva de tiros conduzida de forma exemplar e admirável pelo pelotão de 30 militares da 1ª Companhia de Guarda de Porto Alegre, grupo que ele comandou enquanto coronel do Exército. Esta homenagem justa e merecida, que não poderia ser de outra forma, ficará gravada pra sempre na minha memória.
A dor da perda e a saudade dilaceram meu coração, mas só tenho a agradecer a Deus por ter me concedido a benção de tê-lo tido como pai; de receber seus conselhos, que me guiam desde criança e que me servirão por toda a vida.
Pedro Américo Leal, com sua garra de vencer, imprimiu em mim traços valiosos vindos de seu espírito de luta, dever e disciplina. Foi a sua paixão, sua doação e seus ensinamentos que despertaram em mim a percepção do que é o dever público, que reforçaram minhas crenças já fortes, sobre lealdade, integridade, trabalho e comprometimento, virtudes essenciais para o oficio político.
O cultivo do amor entre os seus sete filhos e entre a família Leal, que ele nos ensinou, será sempre um tributo que vamos prestar ao nosso pai. Sem ele não seríamos o que somos.
Muito obrigada, Pedro Américo Leal, meu pai!






domingo, 21 de agosto de 2016

Imenso Orgulho da Família Verde Oliva



O Brasil está de parabéns!

E a Olimpíada realizada no Brasil encerra-se deixando um saldo muito positivo. O grande destaque no quadro de medalhas brasileiro foi a presença de atletas que integraram o Programa de Alto Rendimento do Ministério da Defesa, alguns ocupando postos e sargentos da Marinha e do Exército. Das 19 medalhas conquistadas 13 são de atletas que tiveram apoio e treinamento das Forças Armadas.
Confiro a eles e a todos nossos esportistas participantes, e aos representantes gaúchos, a minha admiração pela força e determinação com que enfrentaram as competições.
O acesso ao esporte, assim como à cultura, é uma grande via de afastamento dos nossos jovens da violência e da criminalidade.


sábado, 20 de agosto de 2016

Parabéns, minha rainha Catharina!

Neste 20 de agosto, a Catharina minha rainha, completa 4 anos!
Desde que ela nasceu, nos trouxe só felicidade e veio para formar com a mana Martina e os pais, Juliana e James, uma família maravilhosa.
A Catharina é uma criança de bem com a vida, muito alegre e carinhosa, sempre.
Ela está crescendo linda e saudável e, hoje, mais do que nunca, quero dizer de todo meu amor por essa pessoinha especial!






quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O que é ser vereador?

Creio que o trabalho de um vereador não tem sentido se não for pensado e realizado para atender a população e seus anseios, se não for conectado com os problemas da cidade e empenhado na busca de soluções. A caminhada rumo à Câmara Municipal já começou e quero continuar trabalhando pelo bem de Porto Alegre. Conto Contigo!



quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Dia Nacional do Patrimônio Histórico

Preservar o patrimônio histórico de uma localidade é poder contar sua história com mais propriedade, com mais veracidade, com respeito àquilo que foi construído e que retrata uma determinada época que não volta mais. 
Na minha gestão como Secretária da Cultura do Estado, conheci de perto o trabalho sério e comprometido do nosso IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) através de suas pesquisas, restaurações e processos de tombamento, iniciativas que conservam inúmeras edificações significativas em termos arquitetônicos e históricos espalhados pelo Rio Grande do Sul.


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Conhecendo Monica Leal

São apenas 3 minutos... 
Mas este vídeo retrata a essência da minha 
trajetória política da qual muito me orgulho. 
Quero compartilhar com vocês.
‪#‎ConhecendoMonicaLeal‬ ‪#‎Biografia‬

Fazer o bem, sem olhar a quem

Olhar para o outro, colocar-se no lugar do outro.
Quero compartilhar uma história feita de compaixão e solidariedade, onde um grupo de pessoas se uniu, acreditou e foi até o fim por uma causa maior: a visão de um menino chamado Lucas.
‪#‎ConhecendoMonicaLeal‬












sábado, 13 de agosto de 2016

Dia dos Pais

Tenho um profundo sentimento de gratidão pela generosidade e firmeza com que meu pai me criou. 
Seus ensinamentos guiam a minha vida. 
Através dele, homenageio todos os pais.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Obrigada Doutor

Parabenizo todos os Advogados pelo seu dia. Profissional indispensável à administração da justiça.
Diante de tantas carências pelas quais passa o povo brasileiro, os advogados vêm atuando como agentes de transformação social, promovendo a defesa intransigente dos direitos e da cidadania.
Não se pode imaginar o estado de direito sem uma advocacia forte e prestigiada. Portanto, ressalto a importância dos advogados, enaltecendo o seu dia.
Obrigada Doutor.
Simbolizo a minha admiração na figura de quatro profissionais que muito me orgulham:
Alexandre Markusons, Juliana, Marcelo e Felipe Leal Markusons.







quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Amigos e mestres

Nesta quarta-feira o querido João Antônio Dib reuniu amigos para confraternização. O encontro foi na sala da bancada do PP na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Depois almoçamos juntos no restaurante. 
A conversa foi muito interessante, pois os ex-prefeitos João Dib  e Guilherme Socias Villela, sempre tem muito a ensinar.
O médico José Jeronimo Filho e o economista Lotário Skolaude, voltaram no tempo e contaram passagens marcantes da vida desses dois ícones da  política gaúcha. 
Adorei estar com eles! 


José Jeronimo Filho, João Dib, Lauro Balle, João Carlos Nedel, Guilherme Socias Villela e Lotário Skolaude



Estive prestigiando o lançamento da 17ª edição da Revista Bá, que tem como editora a super competente jornalista Mariana Bertolucci. O evento ocorreu no Salão Sexton, de propriedade do empresário Edson Soares. 
A revista tem como objetivo proporcionar informação e lazer, por meio de uma leitura leve, clara e objetiva, abordando assuntos variados. Nesta edição estampou na capa a maravilhosa atriz gaúcha Ilana Kaplan. 
No evento encontrei amigos e colegas jornalistas queridos, e foi bom demais, porque além de colocar a conversa em dia tive a oportunidade de matar a saudade de todos.

Com meu exemplar nas mãos

Mariana e Edson 
Jornalista Tania Carvalho


Crédito das fotos: Vitor Raskin/DeuoChic.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O povo gaúcho está de luto

Nesta segunda-feira estive presente na homenagem que a Brigada Militar prestou aos Policiais Militares que morreram no cumprimento do dever. 
No primeiro semestre deste ano, dois PMs foram mortos em serviço. 
Policiais destemidos e corajosos que lutam na defesa da população.
Vidas perdidas, famílias destruídas. 
O povo gaúcho está de luto.   















Dia do Policial Militar tombado no cumprimento do dever

A Brigada Militar (BM) vai homenagear, nesta segunda-feira, às 12h, no Largo PM Valdeci de Abreu Lopes, em Porto Alegre, policiais mortos em confrontos. Na data, flâmulas deverão ser hasteadas a meio mastro nos quartéis de todo o Rio Grande do Sul. O objetivo é lembrar de todos os agentes que tiveram suas vidas interrompidas quando exerciam sua profissão.
O comandante-geral, coronel Alfeu Freitas Moreira, publicou uma portaria instituindo oficialmente o dia 8 de agosto como o Dia do Policial Militar Tombado em Serviço. A data escolhida é a que marca a morte do cabo Valdeci de Abreu Lopes, degolado durante um confronto entre policiais e manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em 1990, na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre.. 
Que sirva para reflexão de nossos governantes o "Dia do Policial Militar tombado no cumprimento do dever". É preciso priorizar Segurança Pública. 
A estes bravos heróis a minha homenagem!





domingo, 7 de agosto de 2016

Que assim seja

"Quando o dia seguinte chegar, ele também será chamado de hoje e, então, você pensará nele. 
Tenha sempre muita confiança na Divina Providência." 


(Santo Padre Pio de Pietrelcina)