Esta semana perdemos o grande escritor gaúcho João Gilberto Noll, e, assim que soube da notícia, me remeti para o ano de 2009, para a premiação da 7ª edição do Fato Literário, promovido pela RBS.
Como Secretária de Estado da Cultura, tive a honra de anunciar o grande vencedor na categoria Personalidade e entregar o prêmio, a ele, João Gilberto Noll.
Resgatei a foto que postei na época relatando essa cerimônia e vi que estamos, eu e Noll, ao lado do Carlos Urbim, que era o patrono da Feira do Livro, que também acontecia. Urbim nos deixou em 2015.
Essa imagem simboliza algo que venho constatando, de que o melhor de tudo na minha vida política são as pessoas que conheço e as amizades que faço, sendo que algumas ficam guardadas de forma muito especial no coração e para sempre. Como esses dois queridos e insubstituíveis escritores, que muito fizeram pela nossa Literatura.
Compromissos na Câmara, ligados ao partido, eventos e gravação na televisão. Assim foi minha intensa semana, preenchida com muito entusiasmo e vontade de trabalhar.
Vereadores de Porto Alegre em reunião com o presidente do PP/RS, Celso Bernardi, na sede do partido
Registro durante a gravação do programa Porto Alegre em Debate da TV Câmara que abordou o Estatuto do Desarmamento
Recebendo o troféu "Mulher Vencedora Progressista", entregue pela Partido Progressista e pela Mulher Progressista. Recebi a distinção, juntamente com prefeitas e vice-prefeitas gaúchas eleitas, por ter sido a vereadora do PP mais votada do Estado e da coligação vencedora em Porto Alegre
Na reunião semanal da Cedecondh - Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana, quando recebemos moradores e entidades do bairro Belém Novo preocupados com a falta de segurança no bairro, além de agentes públicos
Assistindo as falas do "Tá na Mesa" da Federasul desta semana que teve como tema do debate "Lugar de mulher é onde ela quiser”
Minha fala na reabertura dos trabalhos do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano que teve a presença do secretário da Segurança do RS, Cezar Schirmer e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, entre outras autoridades e instituições da segurança
Na reunião de líderes realizada no Salão Adel Carvalho da Câmara
Conversando com o prefeito Marchezan após o comparecimento que fez à Câmara para a entrega do Plano de Metas para a gestão do poder Executivo, Prometas
Movimentação de plenário. Com a vereadora Comandante Nádia entregando ao presidente Cássio Trogildo um documento com sugestões de alterações à Procuradoria Especial da Mulher
Me manifestando na tribuna na sessão plenário da quinta-feira
Em vídeo, o posicionamento das vereadoras Mônica Leal e Comandante Nádia quanto a polêmica que envolveu o convite à ex-presidente Dilma Rousseff para palestrar na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Depois de assistir a audiência de reabertura dos trabalhos do Comitê Permanente de Segurança Metropolitana, ocorrida na manha desta quarta-feira no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, fui convidada a me manifestar. Compartilho o vídeo que registra a minha fala, minha indagação e indignação, onderesumo o quehá muito tempo cobro dos sucessivosgovernos estaduais, pelo respeito e admiração que tenho pelas instituições da segurança, Polícia Militar e Polícia Civil, e pelo bem da população gaúcha, maior vítima da insegurança pública que tomou conta de Porto Alegre e do estado.
Participei do "Tá na Mesa Painel' ocorrido nesta quarta-feira na Federasul, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre.
Marcando o encerramento das comemorações e ações propostas a partir do Dia Internacional da Mulher, o tema abordado foi "Lugar de mulher é onde ela quiser”.
Foram convidadasseis mulheres atuantes e destacadas em suas áreas de atuação, que ocupam seus lugares na sociedade através de sua competência, determinação, ousadia e trabalho.
As painelistas foram Karin Miskulin empresária do setor de comunicações, Betty Cirne Lima, empresária rural é presidente da Associação Brasileira de Devon, Patrícia Prolla, médica, chefe do setor de pesquisa do Hospital das Clínicas, Kelly Mattos, jornalista, Clarice Chwartzmann, Chef Churrasqueira e Nádia Gerhard, Vereadora da Capital.
No painel/almoço, minutos antes das convidadas, em pé, à esquerda, iniciarem o debate
Com Simone Leite, presidente da Federasul
Vista do evento, momento da fala da jornalista Kelly Mattos
Recebi o troféu "Mulher Vencedora Progressista" na noite desta segunda-feira, conferido pelo Partido Progressista e pela Mulher Progressista.
O motivo da distinção é que fui a vereadora mais votada do partido no estado e também da coligação vencedora nas últimas eleições municipais em Porto Alegre.
O prêmio tem o objetivo de valorizar, reconhecer e destacar personalidades femininas com ações no âmbito político, social, cultural, educacional e empresarial, temas que promovam uma sociedade melhor. Nesta 4ª edição do prêmio, 7 prefeitas, 9 vice-prefeitas e duas vereadoras foram agraciadas, além da entrega do destaque para a senadora Ana Amélia, que estava presente, para a deputada estadual Silvana Covatti e para a presidente da Mulher Progressista RS, Simone Leite. O presidente do partido, Celso Bernardi e o deputado João Fischer, representando a bancada gaúcha na Assembleia Legislativa, receberam as convidadas.
Nas falas, os pontos em comum sobre a persistência, a coragem e a abdicação da vida pessoal que as mulheres que se candidatam enfrentam a cada eleição na busca de mais igualdade na política. Ao agradecer, lembrei do desafio que foi iniciar a minha campanha à vereadora no momento em que perdia o meu pai, quando eu precisava de entusiasmo, mas estava em luto, e o quanto isso acabou me determinando e me fortificando, a partir de tudo que ele me ensinou em vida, para conquistar a vitória nas urnas.
Sempre que participo de um evento como este, que reconhece a caminhada feminina na política, saio com mais certezas e mais esperança. Fico feliz por encontrar tantas mulheres líderes progressistas em seus municípios, e isso é sempre um grande incentivo.
Registro com as lideranças do Partido Progressista: deputado estadual João Fischer, presidente da MP e da Federasul, Simone Leite, deputada estadual Silvana Covatti e Celso Bernardi, presidente do PP/RS
Falando às mulheres progressistas sobre a minha caminhada de persistência que me levou à Câmara Municipal de Porto Alegre
Com Carolina Tavares que já foi minha assessora jurídica na Secretaria da Cultura e agora trabalha com a senadora Ana Amélia
Momento da fala da senadora Ana Amélia
Com o troféu, Sônia Leite, de Bagé, homenageada por ser a vereadora progressista com mais mandatos
Um símbolo do Partido Progressista, Vó Colorinda, 85 anos, que também foi homenageada
Prefeitas e vice-prefeitas premiadas que vieram do interior do Estado especialmente para a ocasião. A mestre de cerimônias foi a Liliana Cardoso, que sempre abrilhanta os eventos com sua bela voz
Ao final da entrega dos troféus o deputado Marcel Van Hattem surpreendeu a todos tocando violino acompanhado pela voz de veludo de sua assessora, Luiza Veber, encantando as mulheres progressistas
Fui a um casamento muito lindo, realizado ao ar livre, em um local que parecia que estávamos no interior da Itália. A festa foi na Caza Wilfrido, na Estrada da Tapera Italiana, em Gramado. A cerimônia começou no belíssimo entardecer de sábado. O local era rodeado de verde e de uma natureza exuberante, um colírio para os olhos.
Vou tentar descrever um pouco desse evento maravilhoso.
Rafaella, a noiva, é filha de nossos amigos queridos de longa data, Roberto e Ivete Weber. Ela e o noivo, Fábio, se casaram ao som de músicas românticas que fizeram parte da história dos dois, criando uma atmosfera tão encantadora que emocionou a todos os convidados, que exteriorizaram esse sentimento através de uma forte e longa salva de palmas. O ponto alto foi quando os noivos fizeram uma declaração do que mais gostavam um no outro, arrancaram risos e lágrimas dos presentes.
Depois da cerimônia eles saíram caminhando de mãos dadas para os salões onde aconteceu a festa, que estava alegre e descontraída.
A decoração das mesas estava glamurosa, com muitas flores e limões sicilianos nos detalhes, tudo regado a bons vinhos, com um cardápio delicioso. Nas mesas de doces, uma variedade incrível em bandejas de vidro e de espelho, deram um toque diferente ao salão especialmente reservado para essa degustação.
Na recepção, ficamos numa mesa em companhia de empresários do setor hoteleiro de Gramado. A conversa foi muito interessante, pois nos mostraram o quanto é produtivo morar na serra pela qualidade de vida e segurança. Não trocam Gramado por nada no mundo.
Presenciar o amor e a felicidade dos noivos e desfrutar daquela paisagem, foi um privilégio.
Divulgo com muito entusiasmo e plena concordância, a destinação, pela senadora Ana Amélia Lemos, de emenda parlamentarpara a área da Saúde, área sempre tão necessitada de recursos e fundamental para a população.
A senadora progressista apontou auxílio para compra de equipamentos à AACD/RS, Associação de Assistência à Criança Deficiente, no valor de R$ 100.000,00 e para o Hospital São Lucas da PUC, no valor de R$ 379.768,00.
Hoje, é o aniversário da Ana Amélia. A parabenizo pela data, pela importante ação e desejo que ela conduza esse novo ciclo com ainda mais energia e motivação para essa sua caminhada de dedicação aos gaúchos e ao Rio Grande do Sul, nos representando com seu mandato no Senado Federal.
A questão da segurança para motoristas e usuários de Uber em Porto Alegre tem que ser debatida e solucionada. A Associação de Motoristas Privados e de Tecnologias esteve presente na Câmara e pude conversar de perto com seus representantes e saber mais sobre suas reivindicações e solicitações de apoio.
Sempre me coloquei a favor da regulamentação do Uber na Capital (confira aqui) e agora sou parceira na busca por melhores condições de segurança para quem trabalha e para quem busca este tipo de transporte por aplicativo.
De ontem para hoje refleti muito. Sobre a repercussão positiva ao que postei nas redes sociais esclarecendo sobre uma nota equivocada da jornalista Rosane de Oliveira, constato que é somente o resultado de uma conduta profissional ética, verdadeira e comprometida que tenho como vereadora de Porto Alegre na Câmara Municipal. Isso é o que fica de mensagem para mim.
Minhas atitudes não são feitas para agradar este ou aquele. Tomo-as porque julgo que devo tomá-las. Devo isso ao meu pai, que foi um sábio mestre e um exímio conselheiro. Não me abalo com o ataque de pessoas com visões e ideologias diferentes, pois sou movida pelas minhas convicções, tenho coragem para defender as minhas posições e isso ninguém me tira. Decidi relatar os fatos para aqueles que me acompanham, que conhecem o meu trabalho e os meus posicionamentos. Tenho pela Câmara um profundo sentimento de gratidão. Foi nessa instituição que comecei minha caminhada política e onde muito aprendi como funcionária. Não permitirei jamais que tentem denegrir sua imagem e sua missão, como não permiti quando da invasão, em julho de 2013.
Em sua coluna em Zero Hora de hoje, dia seguinte à primeira nota, a jornalista retomou o assunto, desta vez com foco no fato ocorrido.
Dia Mundial da Água, data comemorativa e de conscientização sobre este recurso natural, finito e vital ao redor do globo terrestre.
Instituído pela ONU após a realização da histórica Eco-92, realizada no Rio de janeiro, o dia 22 de março tem um significado especial, pois estimula as nações ao redor do mundo se debruçam em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda, e pela manutenção e qualidade desse recurso tão importante para a existência dos seres vivos na terra.
Água: não desperdice!
Foto: Portal Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas