Data importante que nos remete para esses espaços de preservação da cultura e da história, espaços de diálogo, de convívio, de inclusão e de transformação.
O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de museus do Brasil, com mais de quatrocentas instituições.
Relembro o meu período como Secretária da Cultura do Estado e das ações que foram feitas no primeiro ano da gestão, em 2007, decisivas para a continuidade das atividades de três museus vinculados à pasta.
No Museu Julio de Castilhos foram executadas obras urgentes de manutenção da estrutura, revitalização e pintura internas e replanejamento da museografia.
No Museu de Comunicação Hipólito José da Costa foi possível recuperar o projeto que havia perdido prazos e recursos na gestão anterior e iniciar as reformas pelo programa Monumenta do Ministério da Cultura.
No Museu de Arte do Rio Grande do Sul, uma parceria imediata com o Banrisul resolveu o problema crônico das instalações de ar-condicionado, o que permitiu a realização da Bienal do Mercosul e das demais exposições, inclusive internacionais, que não ocorreriam caso não houvesse condições de climatização.
A presença de museus numa cidade qualifica suas relações sociais.
Visitar museus e extrair o melhor de suas múltiplas atividades são hábitos que precisamos cultivar e estimular em nossas comunidades para as futuras gerações.
E aproveito para dar uma dica: a Noite dos Museus, proposta muito interessante que acontece neste sábado, dia 20, em dez espaços de Porto Alegre, que estarão abertos ao público até a meia noite.
Informações no site: http://noitedosmuseus.com.br/site/
No Memorial do Colégio Teresa Verzeri, em Santo Ângelo |
No Margs, Museu de Arte do Rio Grande do Sul |
Me pronunciando como Secretária de Estado da Cultura do RS em evento do Museu Julio de Castilhos... |
...e na abertura do 11° Fórum Estadual de Museus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.