sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Reconhecimento ao Coronel Ikeda

Foi uma honra ter sido a proponente do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Coronel Mário Yúkio Ikeda, entregue a ele hoje, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. A solenidade foi prestigiada por autoridades, representantes institucionais e da área da Segurança Pública, pela família, por amigos e pelos parceiros de Brigada Militar, corporação aguerrida e brava que eu tanto admiro e sou grata.
A esposa de Ikeda, Letícia Rodrigues Ikeda, sua filha Harumi, seu filho Yuji e sua mãe, Inês, acompanharam o homenageado.
O recebimento do título acontece num momento muito especial da vida do Coronel Ikeda, quando neste mês de novembro, ele concluiu seu período como Comandante-Geral da Brigada Militar, completando também uma caminhada de quase 35 anos dedicados à corporação, se aposentando e indo para a reserva.
O coronel Mário Ikeda destacou que, com essa homenagem, agora ele “encerra a carreira com chave de ouro”. Ele agradeceu a parceria da família, em especial da esposa, Letícia, que é a luz que o guiou até aqui. Também registrou a preocupação que rege os familiares de todo brigadiano sempre que ele sai para trabalhar.
Agradeci ao Coronel Ikeda pela sua trajetória de mais de três décadas dedicadas à BM e pela missão cumprida. Desta forma, o poder legislativo porto-alegrense agradeceu à pessoa, ao brigadiano e também ao Comandante. Agora, de forma justa, este já ilustre gaúcho de Guaíba, nosso coronel Mário Yukio Ikeda, é Cidadão de Porto Alegre.










Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Senhor Coronel Mário Yukio Ikeda.






Entrevista na Rádio Gaúcha

Concedi entrevista na tarde dessa sexta-feira ao programa Gaúcha+, apresentado por Kelly Matos e Leandro Staudt. Durante a conversa falei sobre a expectativa para o final de ano da Câmara Municipal, as relações entre o Legislativo e o Executivo, além de projetos polêmicos que entrarão em votação, entre eles o que acaba com os cobradores de ônibus no transporte público de Porto Alegre. Fiquei muito feliz com o convite e a oportunidade de estar ao lado dos meus colegas jornalistas informando a sociedade sobre os assuntos de interesse público.






Debate feminino em Gravataí

Estive na Rádio Web Alegria do Park de Gravataí falando sobre a importância da mulher na sociedade e a necessidade de uma maior representação feminina na política, pois é explícito que este ainda é um espaço que carece de lideranças femininas. Destaquei que sou a 4ª mulher presidente da Câmara Municipal, e a 1ª de um partido de direita em 247 anos de história.







Conto com a tua audiência!

Nesta sexta-feira, às 14h30, participo do programa Gaúcha +, com Kelly Matos e Leandro Staudt.


quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Porto Alegre tem um novo cidadão

É uma honra para mim, como vereadora de Porto Alegre e presidente da Câmara Municipal, ser a proponente do Título de Cidadão de Porto Alegre ao General de Exército Geraldo Antonio Miotto, entregue a ele hoje, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Tivemos uma solenidade extremamente prestigiada por diferentes e importantes autoridades civis e militares, representantes do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da Brigada Militar e das instâncias jurídicas. A filha Rebeca e a neta Catarina acompanharam o pai e o avô homenageado. A Banda do Exército executou os hinos. A meu convite, o vereador João Bosco Vaz presidiu a sessão solene.
Poder conferir a ele esta condecoração é fazer um justo reconhecimento a um representante exemplar do Exército Brasileiro, instituição pela qual sou grata, onde transito e convivo.  
Minha proposição reconhece a trajetória comprometida do General Miotto com o Exército e com a sociedade, seja na responsabilidade pela garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, seja pelo bem-estar da população e na atenção à Segurança Pública, ele que direcionou sua vida para a trajetória militar de servir ao País e assim ao Rio Grande do Sul e à Porto Alegre.
Em minha fala registrei toda minha admiração, gratidão, e deferência a este já ilustre gaúcho de São Marcos, nosso Comandante Militar do Sul, agora Cidadão de Porto Alegre.








Saudando o Dia do Marinheiro

É uma honra homenagear nossos marinheiros pelo seu dia. Tivemos este momento em Período de Comunicações na sessão plenária desta quinta-feira, dia 28. Embarcados, eles levam assistência às comunidades ribeirinhas e carentes com muito profissionalismo e dedicação, no mar, salvam vidas, socorrem os atingidos por desastres naturais, garantem a segurança do Atlântico Sul. Exercem atividades que exigem elevado grau de qualificação e capacidade, tendo que ter muita coragem e força para segurarem a saudade de casa e da família. Parabéns aos bravos marinheiros e marinheiras que garantem a nossa soberania em mais de 7 mil quilômetros de costa, registrando que o Dia do Marinheiro é lembrado no dia 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, gaúcho de Rio Grande.






Uma carta de agradecimento

Recebi os professores Renato Machado Fiori e Solimar Amaro, no gabinete da presidência. Eles vieram me entregar uma carta do reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Evilázio Teixeira, agradecendo pela emenda impositiva de 100 mil reais que será direcionado para a aquisição de uma incubadora neonatal para o Hospital São Lucas. Ressalto minha conduta rigorosa com o dinheiro público e fico feliz ao saber que os impostos estão retornando ao contribuinte na forma de investimentos na saúde. Muitas famílias e seus bebês serão beneficiados com este novo equipamento.



Orçamento do Município para 2020

Começo a quinta-feira presidindo a 15ª Sessão Extraordinária. A pauta é o orçamento de Porto Alegre para o ano de 2020. Os interesses da cidade estão sendo debatidos na casa do povo!




terça-feira, 26 de novembro de 2019

Homenageados na Câmara

Compartilho nota da colunista Rosane de Oliveira no jornal Zero Hora, que dá destaque aos títulos de cidadão de Porto Alegre que serão concedidos ao Comandante Militar do Sul, General Antonio Miotto, e ao coronel Mário Ikeda, ex-comandante-geral da Brigada Militar, na Câmara Municipal de Porto Alegre.


Premiação dos destaques no setor supermercadista

Foi grandiosa a cerimônia de premiação da Associação Gaúcha de Supermercados às personalidades e fornecedores destaques do setor supermercadista do ano. 
Cumprimentei o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, levando os cumprimentos do Legislativo porto-alegrense à inciativa e ao trabalho permanente da Associação, e aos agraciados, que, pelo seu desempenho em 2019, foram homenageados e ainda mais valorizados através do evento.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno, casamento e área interna

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e noite

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

A praga urbana que castiga Porto Alegre

Mais uma vez a Capital dos gaúchos se envergonha por ter um de seus monumentos pichados. O mural sobre a Revolução Farroupilha, de Danúbio Gonçalves, na praça da Estação Mercado do Trensurb, foi vandalizado. 
Isso me revolta demais. Atuo, desde o meu primeiro mandato como vereadora de Porto Alegre na busca de medidas eficientes e leis para a diminuição dessa prática tão nociva à cidade, à nossa memória e à nossa história, que é a pichação.
O Disque-Pichação 153, foi sugerido em 2006 por mim ao governo Fogaça e sou autora de leis que revisaram as responsabilidades dos infratores e os valores das multas. 
Pichação é vandalismo, vandalismo é crime. Pichadores desrespeitam a cidade e a todos os cidadãos a partir de um ato egoísta como este, que não leva em conta a vontade do coletivo. Lamentável o que fizeram na obra de Danúbio Gonçalves.
Omar Freitas / Agencia RBS
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS






30 anos do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Realizamos o Período de Comunicações em homenagem aos 30 anos do Movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente, entidade da sociedade civil que há 30 anos trabalha para garantir os direitos, a educação, o bem-estar e a inclusão social de mais de 200 pequenos e jovens cidadãos, carentes ou em vulnerabilidade social, abraçando também seus familiares.
É uma organização que atende este público proveniente de creches comunitárias e de escolas públicas de Porto Alegre, com as quais estabelecem parceria oferecendo proteção, ações socioeducativas, assistenciais e pedagógicas, visando a superação das dificuldades pessoais, sociais, de aprendizagem, de profissionalização e de relacionamento.  
O MDCA nasceu por iniciativa de um grupo de professoras que tinham uma preocupação em comum: crianças e adolescentes com dificuldades na escola. Neles, depositaram todo o cuidado que tinham como educadoras, mas foram além, pois logo uma rede de outras ações foi se formando ao redor da ideia. Fui a proponente desta homenagem junto à Mesa Diretora e me pronunciei na tribuna, reconhecendo esta proposta duradoura que merece atenção e valorização constantes do poder público e da sociedade para que continue seu trabalho.
Salientei aos representantes presentes que o Legislativo porto-alegrense está sempre disponível para dar visibilidade, debater, encaminhar e incluir políticas públicas voltadas a esse tipo de atividade, feitas por iniciativas como o MDCA, movido por pessoas se doam para melhorar a vida de quem precisa.

Diploma entregue parabenizando o trabalho de três décadas das nossas educadoras e da instituição. Da esquerda para direita, as professoras Haidê Venzon e Therezinha Bastos, fundadoras do MDCA, com Carlos Luiz Sioda Kramer, Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS

Reunião com as nossas lideranças políticas

Começo a última semana de novembro recebendo lideranças progressistas no salão nobre da Câmara Municipal. A conversa foi sobre a administração de Porto Alegre.