segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Escola Sem Máscara

Meu artigo “Escola sem máscara” está publicado no Jornal Correio do Povo de hoje, 28 de fevereiro. Compartilho a leitura.




Economia, Saúde, Ordem e Progresso

Compartilho com todos, a publicação do meu artigo “Economia, Saúde, Ordem e Progresso" no jornal Zero Hora desta segunda-feira, dia 28 de fevereiro.




domingo, 27 de fevereiro de 2022

Noite de carnaval com bom vinho na pizzaria do Rio em Santa Catarina


 

Escola sem máscara

Nova regra relativa ao uso de máscaras pelas crianças. Está no Decreto do governo do Estado publicado no Diário Oficial: É recomendado o uso para crianças de 6 a 12 anos e a obrigatoriedade fica somente para crianças acima de 12 anos.
Venho me manifestando sobre o assunto, inclusive me pronunciei em plenário esta semana. Compartilho minha opinião.

Escola sem máscara

Nossas crianças representam a faixa etária com maior vigor para combater o vírus da Covid19 e menos complicações da doença, porém têm sido muito prejudicadas por situações decorrentes da pandemia. O que me refiro é o prejuízo vindo de restrições que fazem mal para a vida da criança no aspecto social e cognitivo. As máscaras no ambiente escolar por exemplo, precisam ser afastadas. Crianças precisam sorrir, se expressar, e isto não pode estar escondido. É preciso buscar padrões sensatos. Em Porto Alegre, o Prefeito Melo lançou decreto revestido de bom senso, que trouxe a exigência do uso apenas a partir dos 12 anos. Porém, regra estadual determinou que a medida seja para os pequenos a partir de 3 anos. Ora, isto merece repúdio. Nossas crianças não são robôs. Não devem se habituar a ter camuflada sua expressão facial, e assim sua alegria ou sua tristeza. Nossas crianças precisam de liberdade para estar com seus rostinhos descobertos, o que facilita a comunicação e, por conseguinte, a compreensão e o aprendizado.

Não se pode tratar deste assunto como se fosse periférico, ou de menor relevância. A vivência da infância não voltará. O aprendizado nesta idade é a base do ser humano e não podemos errar nas escolhas. Façamos uma corrente de esforços para acabar com essa exigência descabida de máscaras no ambiente escolar, em especial nas salas de aula e ambientes abertos. Caso contrário, as consequências se apresentarão mais à frente, com uma geração prejudicada pela falta de sorrisos aparentes e falta de comunicação clara.

Não há como negar que a pandemia deixou um lastro de mortes e dor enorme no mundo, mas muito medo foi semeado pela mídia e redes sociais pelo exagero na forma de veicular informações. Já sabemos que não podemos compactuar com medidas que são desproporcionais aos objetivos desejados. Nosso País dependerá de nossas crianças amanhã, mas suas relações sociais e capacidade de aprendizado estão sendo desprezadas hoje. O futuro está nas mãos delas e aos gestores recai muita responsabilidade. A educação está em perigo.

Mônica Leal- Jornalista e vereadora





sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Parabéns, General Stumpf

Cumprimento o atual Chefe do Comando Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade, pelo novo posto que deve assumir, de Chefe do Estado-Maior do Exército, juntamente com Chefe da 3ª Divisão do Exército, atualmente sediado em Santa Maria, o General Hertz Pires do Nascimento, que será o Sub-chefe. 
O Estado-Maior, em Brasília, é o órgão de direção-geral do Exército Brasileiro responsável por assessorar o Comandante e coordenar as principais atividades da força armada terrestre. 
Desejo aos dois e muito êxito na nova missão!





Noite iluminada

Evento maravilhoso proporcionado pelo Dody, Fernanda e Paulo Sérgio, sob o comando do Dudu e com show de João de Almeida Neto.















quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Conhecendo a 5ª Delegacia

Estive hoje na 5ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre, que fica no bairro Lomba do Pinheiro. Fui recebida pela delegada Marcela Smolenaars e pelo escrivão de polícia Sandro Quevedo. Conheci os setores da instituição e ouvi as demandas dos servidores. Na oportunidade, apresentaram o Projeto Mediar, experiência desenvolvida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul que faz a mediação de conflitos na esfera policial. É uma iniciativa pioneira e exclusiva da Polícia Civil do estado. Apaziguamento, diálogo e paz são palavras que estão na mira dos policiais civis envolvidos nas mediações. Fiquei encantada com o trabalho intenso e comprometido que é realizado na sede da delegacia, que atende toda a Lomba do Pinheiro e o bairro Agronomia.








Paz e economia em crise

A guerra que se desenvolve entre Rússia e Ucrânia atenta contra a soberania de um País e põe em risco a paz naquela região. Com a invasão russa em território ucraniano, em apoio a iniciativas separatistas de movimentos em cidades daquele país, e contrariando tratados firmados, o governo russo acaba por demonstrar desrespeito a paz e a economia mundial.
A população da Ucrânia se vê, em curto espaço de tempo, sem acesso a serviços básicos e vendo seu lar se transformar em cenário de guerra. Sem fazer parte da União Europeia e com restrições para a locomoção, o povo afetado está em risco eminente e sem chance de deixar o país.
Sob o aspecto humanitário, trata-se de um desastre que tende a se alastrar. Civis estão tendo sua paz ameaçada e as consequências futuras são inimagináveis. Sob o aspecto econômico, trata-se de mais um elemento complicador, aliado a pandemia. Note-se: preços de produtos derivados de petróleo tendem a aumentar; as bolsas passarão por situação de queda; o dólar tem tendência de aumento. Neste contexto, a economia brasileira sofrerá grande impacto negativo. Via de regra, e se não for para libertação de um povo ameaçado, uma guerra nunca é bem vinda.
A história demonstra que são os civis os maiores atingidos. Crises humanitárias são uma das consequências decorrentes de conflitos internacionais e a economia perde em todo o mundo. A diplomacia tem que imperar. A Rússia deve retroceder, sob pena de estarmos próximos a uma intervenção militar de grandes proporções, para que se busque a paz na região do conflito.




quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Pampa Debates "top"


Sempre muito dinâmico e produtivo participar do Pampa Debates. O time desta quarta-feira estava "top", com convidados representativos das diferentes esferas da sociedade. Comigo, o meu colega vereador, Jesse Sangalli, o presidente do LIDE/RS, Eduardo Fernandez, a Promotora de Justiça do MP/RS, Martha Beltrame, Salmo Dias de Oliveira, Coordenador da Famurs, e Marcelo D'Ávila, vice-presidente do Cremers, sob o comando de Paulo Sérgio Pinto. Contei da minha agenda na Santa Casa, onde fui transmitir ao provedor Dr. Alfredo Guilherme Englert as boas notícias sobre emendas parlamentares vindas dos parlamentares progressistas como o senador Heinze e o deputado federal, Afonso Hamm. No meu Ponto Final, levei a questão do uso de máscaras para as crianças pequenas. Na Capital, o prefeito Sebastião Melo lançou um decreto revestido de bom senso, que trouxe a exigência do uso apenas a partir dos 12 anos. Porém, regra estadual determinou que a medida seja para os pequenos a partir de 3 anos. É muito difícil manter isso nas escolas, nas salas de aula, nossas crianças não devem se habituar a ter camuflada sua expressão facial. Precisam estar com seus rostinhos descobertos, o que facilita a comunicação e, por conseguinte, a compreensão e o aprendizado. Tenho netos pequenos e vejo isso no dia a dia deles.
Nossas crianças representam a faixa etária com maior vigor para combater o vírus da Covid19 e apresentam menos complicações da doença, porém têm sido muito prejudicadas por situações decorrentes da pandemia.









Movimentação de plenário

Com os vereadores Jonas Reis, Lourdes Sprenger e Luís Afonso, diretor Legislativo da Câmara, durante a sessão plenária desta quarta-feira.





Tem Pampa Debates hoje!

Nesta quarta-feira, às 17h45, estarei no Pampa Debates. Paulo Sergio Pinto apresenta o programa e te convido a nos assistir.




Reunião Mesa Diretora

Iniciada a reunião da Mesa Diretora da Câmara desta quarta-feira, tratando de questões administrativas e de funcionamento da Casa
Às 14h15, teremos a Sessão Plenária.





Visita a Santa Casa de Misericórdia

Estive na Santa Casa de Misericórdia reunida com o Dr. Alfredo Guilherme Englert, provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Na pauta, a homenagem ao Dr. Ruy Rosado de Aguiar Júnior, que foi Promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e 2º Vice-Provedor da Santa Casa. Ele faleceu em 24 de agosto de 2019, aos 81 anos. Em abril, vamos entregar à família a placa da Rua que levará o seu nome no bairro Mário Quintana, proposição do meu mandato.




terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Prefeito anuncia novos líderes do governo

Durante a sessão plenária desta segunda-feira, o prefeito Sebastião Melo anunciou, o novo líder do governo, vereador Claudio Janta, e os vice-líderes, a vereadora Claudia Araújo, e o vereador Hamilton Sossmeier.
O prefeito que já foi vereador, e meu colega, sabe da importância do legislativo municipal e gosta de trocar ideias com os parlamentares.



 


Vandalismo não!


A mesma página do Correio do Povo que traz a entrega do Viaduto Tiradentes, registra o vandalismo no Viaduto da Conceição. Atuo, desde o meu primeiro mandato como vereadora de Porto Alegre na busca de medidas eficientes e leis para a diminuição dessa prática tão nociva à cidade que é a pichação. O Disque-Pichação 153, foi sugerido por mim ao governo municipal, à época o de José Fogaça, que implementou o serviço em 2006. 



21 de Fevereiro - Tomada de Monte Castello

Minha lembrança e homenagem aos nossos heróis da Segunda Guerra. Há 77 anos, a Força Expedicionária Brasileira, em posição estratégica e nas mais difíceis condições climáticas, derrotava o nazismo na Itália e entrava para a história.





domingo, 20 de fevereiro de 2022

Brinquedos espalhados pela casa

Brinquedos espalhados pela sala, desenhos colados nas paredes, roda de bonecas, fila de bichinhos..., é sinal que tem criança em casa. Quando estou com os pequenos tudo é festa, tudo é brincadeira e criatividade. Isso me faz um grande bem!



















Manhã de domingo

 Mickey apreciando a vista.





sábado, 19 de fevereiro de 2022

Ajuda para Petrópolis-RJ

Medida acertada do Governo Federal, liberando de forma imediata verba para atender a população de Petrópolis-RJ.









sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Festa da Uva 2022 🍇🍇🍇

A Festa da Uva é um patrimônio cultural e um orgulho dos gaúchos. Celebra as tradições, a história, valoriza a produção local e movimenta a economia da região da Serra. A 33ª Festa Nacional da Uva abre hoje em Caxias do Sul com a presença do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, propondo uma celebração segura, com protocolos sanitários, retomando aos pavilhões após a edição de 2021 ser cancelada e transferida devido à pandemia. A nossa Festa da Uva é o símbolo da primeira transmissão a cores da TV no Brasil, que está fazendo 50 anos, e é uma das maiores feiras do RS, que atrai turistas de todo o Brasil. Uma boa dica de passeio. O evento segue até o dia 06 de março.


Foto: Porthus Junior